480: Risotto de Camarão

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 400 g de miolo de camarão
– 60 g de Vaqueiro Refogado
– 250 g de arroz para Risotto
– 1 dl de vinho branco
– 200 g de ervilhas
– 2 cubos Knorr para Marisco
– 1 litro de água
– 50 g de queijo Parmesão ralado
– sal e pimenta q.b.
– sumo de limão q.b.
– coentros ou salsa picados q.b.

Preparação:

1.- Passe o miolo de camarão por água corrente até descongelar. Derreta a Vaqueiro Refogado num tacho, junte o miolo de camarão e deixe fritar, mexendo. Tempere com sal, pimenta e sumo de limão. Com uma escumadeira, retire o camarão para outro recipiente e reserve.
2.- Deite o arroz no tacho e deixe-o fritar, mexendo até estar translúcido. Refresque com o vinho branco, junte as ervilhas e deixe cozinhar, em lume brando, mexendo sempre até o arroz absorver o líquido. Entretanto, dissolva os cubos de caldo de marisco na água a ferver e vá juntando o caldo obtido, a pouco e pouco, ao arroz, à medida que este o for absorvendo e sem parar de mexer.
3.- Passados 20 minutos, junte ao arroz os camarões reservados e o queijo parmesão ralado, misture bem e salpique com coentros ou salsa picada. Sirva de imediato.

– Tempo: 40’ – Para 4 doses

[Receita confeccionada em 20.Out.2008]

206: Almôndegas de Pescada com Esparguete de Vegetais e Lentilhas Verdes

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 400 g de medalhões de pescada
– 250 g de lentilhas verdes
– 1 ovo XL
– 3 dentes de alho
– 80 g de miolo de pão duro
– 1 caldo Knorr para Peixe
– salsa picada e orégãos q.b.
– sal e pimenta q.b.
– azeite e coentros q.b.

Preparação:

1.- Desfaça a pescada em cru, deite num recipiente, adicione o ovo, salsa picada a gosto e os dentes de alho picados e bata tudo muito bem com a varinha de arames.
2.- Prepare o Caldo de Peixe levando ao lume um tacho com 1 litro de água e um cubo Knorr para Peixe, deixando ferver. Retire do lume, junte a esse caldo o pão, deixe ficar até ficar bem ensopado e depois retire, coe bem para tirar a água e junte depois ao preparado do peixe. Tempere com sal, pimenta e orégãos a gosto.
3.- Misture tudo novamente muito bem, se necessário adicione uma ou duas colheres de farinha de trigo e faça pequenas bolas com essa massa. Leve-as a fritar em óleo bem quente até ficarem douradinhas e depois escorra a gordura em excesso colocando-as sobre papel absorvente.
4.- Entretanto, coza o esparguete e as lentilhas em recipientes separados de acordo com os tempos indicados nas respectivas embalagens. O meu esparguete de vegetais era de natureza integral e levei-o a cozer na TM31 com o procedimento habitual para o esparguete. Depois de cozido, levei ao lume uma frigideira com um pouco de azeite, deixei aquecer, adicionei alho picado a gosto e salteei o esparguete.
5.- As lentilhas, cozi-as num tacho, aproveitando o caldo de peixe de demolhar o pão ao qual adicionei mais 1 litro de água e deixei cozinhar por 30 minutos, mexendo de vez em quando.
6.- Sirva as almôndegas com as lentilhas e o esparguete e fica com uma refeição extremamente saborosa, leve e bem equilibrada.

– Tempo: 35’ – Para 6 doses

[Receita confeccionada em 05.Jan.2009]