1528: Bacalhau à Moda de Vila Real

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau desfiado demolhado
– 1,5 dl de azeite
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 800 g de batatinha nova Primor para assar
– 400 g de grelos de nabo congelados da Iglo
– 2 ovos
– 1 colher de sopa de coentros frescos picados
– sal e pimenta q.b.

Preparação:

1.- Descongele o bacalhau, passando-o por várias horas durante 24 horas. Escorra e enxugue. Asse o bacalhau no forno ou nas brasas. Lasque-o depois, grosseiramente.
2.- Coza os grelos de acordo com as instruções da embalagem e depois salteie-os em azeite quente com alho picado. Reserve em lugar quente.
3.- Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte o alho e deixe alourar um pouco. Adicione o bacalhau ao tacho, os coentros, sal (se necessário), pimenta, mexa e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Asse as batatas com a casca, dando-lhes um golpe a meio, salpicadas com sal grosso.
4.- Coloque o bacalhau no centro de um Pyrex redondo, disponha as batatas em redor, nos intervalos introduza os grelos salteados, enfeite com rodelas de ovo cozido e finalmente, regue o bacalhau com o azeite quente que serviu para o amaciar.


Reportagem:




60′ económico 6 doses fácil

[qr-code]

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita publicada no Livro As Receitas Escolhidas, da Editorial Verbo.



© 20.Nov.2012

 

414: Empadão de Alheiras com Grelos

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes para a base:

– 200 g de grelos
– 3 alheiras de Mirandela
– 1 colher de sopa de alhos congelados picados
– 3 colheres de sopa de azeite
– 1 cubo Knorr Legumes
– 1 ovo batido para pincelar

Ingredientes para o puré:

– 1,200 kg de batatas
– 500 ml de leite
– 50 g de margarina
– 1 ovo batido
– noz-moscada q.b.
– sal e pimenta, q.b.

Preparação:

1.- Limpe os grelos, lave-os, coza-os em água temperada com o cubo Knorr Legumes e depois escorra-os.
2.- Leve ao lume uma frigideira com o azeite e os alhos, deixe que fiquem bem douradinhos, adicione depois os grelos picados grosseiramente e misture bem, deixando saltear durante 3 minutos. Ligue o forno a 180º. e retire a pele às alheiras.
3.- Descasque e lave as batatas, corte-as em cubos e coloque-as no copo da TM31. Junte o leite, a noz-moscada, o sal e a pimenta e programe 35 Min., Temp. 90º., Vel. Colher Inversa. Terminado o tempo, adicione a margarina e o ovo batido triture tudo durante 30 Seg., Vel. 4-5-6. Caso necessário, repita o mesmo tempo na Vel. 6-7. O puré fica bastante cremoso e bastante sólido.
4.- Deite um pouco de puré num tabuleiro refractário, espalhe-o pelo fundo, coloque por cima os grelos salteados e espalhe-os bem. Disponha depois por cima, o restante puré, alise, pincele com o outro ovo batido e leve ao forno durante 30 minutos. Retire, deixe repousar um pouco e sirva quente.

– Tempo: 50’ – Para 6 doses

[Receita confeccionada em 19.Mar.2009]

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’300px’]

382: Alheiras com Batatas e Grelos

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1 kg de batatas
– 1 molho de grelos
– 3 alheiras de Mirandela
– 5 colheres de sopa de banha
– 3 dentes de alho
– 1 dl de azeite
– sal e pimenta q.b.

Preparação:

1.- Descasque, corte em rodelas grossas e coza as batatas em água temperada de sal durante 30 minutos. Depois escorra-as e reserve.
2.- Entretanto, limpe os grelos, lave-os, escorra-os e leve-os a cozer em água temperada de sal. Depois de cozidos, escorra-os bem.
3.- Coloque as alheiras a demolhar em água quente durante 10 minutos, escorra-as e seque-as com um pano ou papel absorvente de cozinha.
4.- Leve ao lume uma frigideira com uma colher de sopa de banha, deixe-a derreter, junte as alheiras e deixe-as fritar, em lume muito brando, até ficarem tostadinhas de ambos os lados.
5.- Leve ao lume outra frigideira com a restante banha e deixe aquecer; adicione as rodelas de batata e deixe-as fritar até ficarem douradinhas.
6.- Descasque os alhos, esmague-os, deite-os para um tacho, junte o azeite e leve ao lume até alourarem. Junte depois os grelos picados grosseiramente, tempere de pimenta e mexa até ficarem bem quentes. Sirva as alheiras com as batatas e os grelos.

– Tempo: 60’ – Para 4 doses

[Receita confeccionada em 05.Dez.2008]

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’300px’]