1461: Carne de Porco à Alentejana (2)

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1 kg de carne de porco
– 2 cebolas
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 2 colheres de sopa de massa de pimentão
– 1 colher de massa de alho
– 300 g de tomate congelado em cubos
– 4 colheres de sopa banha
– 1 kg de amêijoa
– 1 kg de batatas congeladas em cubos para fritar
– 2 dl de vinho branco
– 1 folha de louro
– 4 cravinhos (cravo-da-índia)
– sal e pimenta branca moída q.b.

Preparação:

1.- Corte a carne em bocados pequenos e coloque-a num recipiente. Junte a massa de pimentão, a massa de alho, o vinho branco, o louro, os cravinhos, o alho, sal e pimenta. Mexa, tape o recipiente com película transparente, leve ao frigorífico e deixe marinar 4 horas no mínimo.
2.- Corte as cebolas em rodelas finas (máquina de corte de legumes). Leve ao lume um tacho com duas colheres de sopa de banha, deixe derreter, adicione a cebola e o tomate e deixe refogar até a cebola e o tomate ficarem macios. Junte depois as amêijoas, previamente lavadas em várias águas, envolva e deixe cozinhar durante 10 minutos com o tacho tapado. Frite as batatas (Actifry, 30 minutos sem óleo).
3.- Tempere as amêijoas com sal e pimenta, mexa e deixe ferver mais 1 minuto. Retire do lume e coloque as amêijoas e o molho num recipiente.
4.- No tacho de cozinhar as amêijoas, deite as restantes duas colheres de sopa de banha, o azeite, deixe aquecer, adicione a carne com a marinada, envolva e cozinhe a carne, com o tacho tapado, durante 15 minutos.
5.- Adicione então as amêijoas, envolva, deixe cozinhar mais 5 minutos em lume médio e depois disponha a carne num prato de mesa com as batatas fritas previamente.

Reportagem:







50′ económico 6 doses fácil
Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.


© 01.Jul.2012

[SlideDeck id=’9884′ width=’100%’ height=’370px’]