1337: Filetes de Panga no Forno sobre Cama de Cogumelos e Couve Roxa

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 4 filetes de Panga (peixe gato)
– 500 g de batatinhas Primor Pingo Doce
– 251 g de cogumelos brancos laminados (€ 1,50)
– 200 g de couve roxa ripada
– 300 g de tomate congelado em cubos
– 1 colher de sopa de alho moído congelado
– 4 colheres de sopa de azeite
– 1 ovo inteiro
– farinha q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.
– alho moído q.b.
– sumo de limão q.b.
– salsa picada q.b.
– 1 colher de sopa de molho de soja

Preparação:

1.- Leve as batatas a cozer no microondas dentro do saco onde vêm e de acordo com as instruções da embalagem. Retire, deixe arrefecer e corte-as em rodelas. Tempere os filetes com sal, pimenta, alho moído e regue com sumo de limão. Deixe a marinar enquanto prepara os legumes. Ligue o forno a 180ºC.
2.- Passe os cogumelos por água corrente, escorra e reserve. Deite o azeite para um tacho, leve ao lume, deixe aquecer, junte o alho e refogue até ficar douradinho. Junte a couve roxa, mexa, deixe saltear e assim que ficar mole, adicione os cogumelos. Tempere com o molho de soja, envolva, junte os cubos de tomate, mexa e deixe saltear em lume médio/forte, durante 5 minutos. Tempere com sal e pimenta, retire do lume e reserve.
3.- Coloque o ovo num prato de sopa e bata-o bem. Noutro prato, coloque a farinha, escorra os filetes e passe-os pela farinha, dos dois lados, e depois pelo ovo também dos dois lados. Num tabuleiro refractário, untado com azeite, disponha no fundo as batatas em rodelas, por cima coloque os vegetais salteados e finalmente os filetes anteriormente preparados (pode também passá-los por pão ralado a seguir à passagem pelo ovo).
4.- Leve ao forno durante 25 minutos, retire e sirva de imediato.

Reportagem:







Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita dos Sabores Mediterrânicos-Pingo Doce.
– Tempo: 50’ – Para 4 doses


© 29.Set.2011

466: Tortelloni alla Riocotta e Spinaci com Béchamel

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes base:

– 500 g de massa torttelloni alla ricotta e spinaci
– mistura ralada de três queijos q.b. (+/- 100 g)
– 1 cubo Knorr para Massas
– 600 g de couve roxa
– 3 colheres de azeite
– 1 colher de alho picado congelado
– 1 pitada de cominhos
– 1 pitada de alho seco em pó

Ingredientes para o Béchamel:

– 600 g de leite
– 60 g de farinha
– 40 g de manteiga
– sal, pimenta e noz moscada q.b.

Preparação do Béchamel:

1.- Coloque no copo todos os ingredientes e programe 8 Min., Temp. 90º., Vel. 4. (Esta quantidade dá para duas receitas. Pode reservar num recipiente de vidro e colocar no frigorífico).

Preparação da Massa:

2.- Ligue o forno a 180º. Coloque um tacho ao lume com água e o cubo Knorr Massas e deixe ferver. Introduza então a massa e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Reserve a água para cozer depois a couve.
3.- Retire, escorra a massa e deite-a para um Pyrex. Espalhe o Béchamel por cima da massa, polvilhe com o queijo ralado a gosto e leve ao forno durante 30 minutos ou até ficar douradinho por cima. Retire e sirva decorado a gosto.
4.- Coza a couve roxa na água da massa durante cerca de 10 minutos, depois retire e escorra. Leve uma frigideira ao lume com o azeite e o alho e deixe alourar. Junte depois a couve roxa, tempere com alho em pó e uma pitada de cominhos e salteie durante 5 minutos, mexendo sempre.

– Tempo: 45’ – Para 6 doses

401: Perna de Peru com Ervas Aromáticas em Cama de Legumes

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1 perna de peru (1,800 kg)
– 2 limões
– 1 laranja
– 1 cebola
– 1 colher de chá de pimenta 5 grãos (ou em grão)
– sal e pimenta q.b.
– 3 colheres de sopa de margarina
– 1 colher de chá de pimentão doce
– 4 dentes de alho
– ervas aromáticas a gosto (alecrim, tomilho, coentros, etc.)
– 3 dl de vinho branco
– ½ couve lombarda
– 200 g de couve roxa
– 0,5 dl de azeite
– 450 g de Petits Oignons (cebolinhas)

Preparação:

1.- Coloque a perna de peru num alguidar, junte um dos limões e a laranja lavados e cortados em pedaços, a cebola cortada em quartos, a pimenta em grão, sal e água até cobrir. Deixe marinar de um dia para o outro.
2.- No dia, ligue o forno a 180º. Num recipiente, junte a margarina com o pimentão doce, metade dos alhos picados, ervas aromáticas picadas, pimenta e sal se necessário. Escorra a perna de peru, barre-a com esta mistura, coloque-a num tabuleiro refractário, regue-a com metade do vinho branco e o sumo do outro limão e leve ao forno durante 50 minutos. Vá virando a perna de peru e regando-a aos poucos com o restante vinho branco. Terminado o tempo, adicione as cebolinhas e dê mais 10 minutos de forno.
3.- Entretanto, arranje a couve lombarda e a couve roxa, lamine-as finamente e lave-as bem. Coloque o azeite num tacho, leve ao lume, deixe aquecer, junte os restantes alhos picados e deixe alourar. Adicione então as couves, mexa, regue com um pouco do molho do tabuleiro da carne, rectifique os temperos, tape e deixe estufar em lume brando durante 5 minutos.
4.- Retire as couves do lume, coloque-as numa travessa de servir, disponha a perna de peru por cima, regue com o resto do molho do tabuleiro, polvilhe com mais ervas aromáticas picadas e sirva de imediato.

– Tempo: 70’ + 1 dia para marinar – Para 6 doses

[Receita confeccionada em 06.Fev.2009]

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’300px’]

391: Frango com Cogumelos em Couve Roxa e Roscas de Massa Folhada

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 600 g de bifes de frango (criado ao ar livre na região das Beiras)
– 255 g de Cogumelos [i]Pleurothus[/i]
– ½ couve roxa
– 1 cebola roxa
– 200 g de massa folhada
– manjericão q.b.
– sal e azeite q.b.

Preparação:

1.- Corte o frango às tiras finas (tipo Strogonoff). Descasque, lave e corte a cebola às rodelas finas. Lave e corte a couve roxa em juliana. Lave e escorra os cogumelos. Reserve tudo.
2.- Leve uma frigideira ao lume com azeite, deixe aquecer, junte a cebola e quando esta ficar macia, adicione as tiras de frango, envolvendo e deixando cozinhar até a carne ficar alourada. Adicione depois os cogumelos e tempere com sal. Ligue o forno a 180º.
3.- Leve um wok ao lume, adicione um pouco de azeite, deixe aquecer e leve a couve roxa a saltear, com o manjericão a gosto, mexendo bem.
4.- Entretanto, coloque a massa folhada em cima da bancada enfarinhada, estenda-a e corte-a depois às tiras com cerca de 15 a 20 cm de comprimento. Torça-as formando roscas, leve-as ao forno dentro de um tabuleiro cerca de 10 a 15 minutos ou até ficaram lourinhas.
5.- Deite a couve roxa nos pratos, coloque por cima as tiras de frango e os cogumelos e encime com as roscas de massa folhada. Sirva de imediato.

– Tempo: 40’ – Para 6 doses

[Receita confeccionada em 04.Jan.2009]

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’300px’]