1852: Lombinho de Porco com Broa e Batata a Murro

[Total: 0    Average: 0/5]

LombinhoPorcoBroaBatataMurro16c
LombinhoPorcoBroaBatataMurro15c
Ingredientes:

– 1 lombinho de porco (aprox. 980 grs)
– 4 folhas de couve coração (ou portuguesa)
– 250 grs de broa de milho
– 500 g de batatinhas para assar
– 1 pimento vermelho pequeno
– 6 dentes de alho
– 2 dl de vinho branco
– coentros frescos q.b.
– 2 dl de azeite
– alho moído q.b.
– tomilho q.b.
– 1 medida de Caldo Granulado Knorr Legumes
– sal, pimenta de misturas e pimentão-doce q.b

Preparação:

01.- Lave as batatinhas, tempere-as com sal e asse-as no forno. Asse também, num outro refractário, o lombinho temperado com sal, pimentão-doce, alho moído, tomilho, azeite e vinho branco.
02.- Lave e corte as folhas de couve em juliana fina. Corte o pimento em tiras fininhas. Esfarele o miolo da broa. Esmague os dentes de alho sem casca. Num tacho ao lume, junte 1 dl de azeite, 1 alho picado, a couve, o pimento, o Granulado de Legumes e sal. Salteie em lume médio cerca de 8 minutos. Junte a broa, envolva bem e deixe cozinhar mais 2 minutos em lume brando. Adicione mais azeite se necessário.
03.- Dê um murro em cada batata. Ferva o restante azeite com os alhos esmagados e acrescente os coentros quando retirar do lume. Espalhe sobre as batatas. Assim que o lombinho ganhe crosta, retire-o do forno e fatie-o.
04.- Acompanhe com o preparado da broa e as batatas assadas.

LombinhoPorcoBroaBatataMurro01c
LombinhoPorcoBroaBatataMurro17cLombinhoPorcoBroaBatataMurro14c

Reportagem:

30′   económico   fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita do Chefe Tiger

– Infelizmente somos ludibriados por publicidade enganosa em catadupa. Aquelas peças de carne, que costumam vir estampadas nos folhetos publicitários dos super e hiper-mercados, todas bonitinhas, limpinhas de gorduras, maravilhosas, são como as modelos quando se maquilham para a sessão fotográfica. A empresa que vendeu este lombo de porco, carregado de gordura (184 g dela retirados à carne, para o lixo), apresenta peças de carne que parecem estar maquilhadas com os mais requintados produtos de beleza. 184 g de lixo pago como carne comestível!
LombinhoPorcoBroaBatataMurro18c
Gordura retirada à carne
184 g de gordura para o lixo
184 g de gordura para o lixo

 photo logo_apokalypsus200_zpsab82fc10.jpeg  photo 1-portugal_zpsb6ff7f5e.gif
0-cozinheiro150
22.Nov.2014

1395: Bufas de Bacalhau

[Total: 0    Average: 0/5]

Sinceramente, desconheço a origem do nome dado a esta receita, mas apenas segui o original com algumas adaptações ao meu gosto. Estas Bufas são mesmo gostosas e muito aromáticas… Uma receita a repetir no futuro a pedido de vários membros da família.

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau desfiado demolhado congelado
– 1 couve coração BIO
– 4 cenouras grandes
– 4 ovos
– queijo Mozzarella ralado q.b.
– 6 dl de Béchamel
– sal e pimenta q.b.

Preparação:

1.- Descongele o bacalhau, corte as cenouras em rodelas finas e a couve um juliana grossa. Leve ao lume um tacho com água e uma pitada de sal, deixe ferver e coza o bacalhau durante 3 minutos. Retire o bacalhau para um prato e na mesma água, coza as cenouras e a couve durante 10 minutos. Ligue o forno a 180ºC.
2.- Desfie o bacalhau e reserve. Escorra os legumes e junte o bacalhau desfiado, envolvendo bem. Entretanto, coza os ovos, deixe esfriar e depois corte-os em rodelas. Prepare o Béchamel (ou utilize um de compra): 6 dl de leite, 70 g de farinha, 40 g de margarina, sal, pimenta e noz-moscada q.b., coloque tudo no copo do robot de cozinha TM31 e programe 8 Min., Temp. 90ºC., Vel. 4.
3.- Deite o Béchamel para a panela onde estão os legumes e o bacalhau e misture tudo muito bem. Verta depois o conteúdo para um tabuleiro refractário, disponha as rodelas de ovo cozido por cima, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até ficar douradinho.
4.- Retire do forno e sirva de imediato.

Reportagem:








Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita de Eufrásia Maria P.G. Matias (Família Matias) publicada no site Gastronomias.
– Tempo: 60’ – Para 6 doses


© 30.Jan.2012

1373: Bacalhau Gratinado no Forno com Legumes

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 500 g e bacalhau demolhado desfiado
– 1 couve coração biológica (528 g) da Biofrade (€ 1,37)
– 3 batatas grandes
– 3 cenouras grandes
– 200 g e cebola congelada em cubos
– 1 dl de azeite
– 70 g de farinha de trigo
– 5 dl de leite (*)
– 2 gemas
– noz-moscada q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Descongele o bacalhau e lasque-o grosseiramente. Descasque, lave e corte as cenouras em palitos, a couve coração em pedaços pequenos e as batatas em cubos.
2.- Leve um tacho com água ao lume, deixe ferver, introduza o bacalhau e deixe cozer durante 3 minutos. Com uma escumadeira, retire o bacalhau para um prato e reserve, guardando a água da cozedura. Nesta água, introduza as cenouras, a couve e as batatas e deixe cozinhar durante 20 minutos. Ligue o forno a 180ºC.
3.- Num tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, deixe alourar um pouco, adicione a farinha, o leite morno em fio, mexendo sempre. Apague o lume e junte as gemas ao preparado do tacho, mexendo até aquelas dissolverem.
4.- Envolva o bacalhau no preparado do tacho, junte os legumes cozidos, rectifique temperos e polvilhe com noz-moscada a gosto. Coloque num tabuleiro refractário e leve ao forno durante cerca de 20 a 30 minutos para gratinar. Sirva de imediato.

Reportagem:








Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita (muito incompleta) do Chefe António Nobre, Hotel da Cartuxa de Évora, Alentejo.
– (*) Esta quantidade de leite poderá ser menor ou maior de acordo com o gosto do tipo de molho, ou seja, ficar mais encorpado ou mais líquido.
– Tempo: 50’ + 20~30’ gratinar – Para 6 doses


© 20.Dez.2011

1241: Massa com Bacalhau à Marujo

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau demolhado desfiado PD
– 260 g de massa Tricolore de Garofalo
– 500 g de couve coração
– 400g de tomate triturado com Ervas da Auchan (lata pequena)
– ½ dl de leite
– 200 g de cebola congelada em cubos
– 2 lts de água
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 1 folha de louro
– salsa fresca q.b.
– sal e piripiri q.b.

Preparação:

1.- Num tacho ao lume, deite o azeite, deixe aquecer e depois refogue a cebola, o louro e o alho. Junte ao tacho a lata de tomate e deixe refogar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Lave e corte a couve coração em juliana.
2.- Verta a água no tacho, misture com uma colher de pau e deixe ferver. Junte a couve e deixe cozinhar durante 10 minutos.
3.- Adicione então a massa e deixe cozinhar durante 10 minutos (para este tipo de massa). Junte o bacalhau cortado aos pedaços, envolva com a couve e a massa, tempere com o piripiri e deixe cozinhar mais 5 minutos, mexendo de vez em quando. Rectifique temperos se necessário.
4.- Retire do tacho para uma travessa e sirva de imediato, polvilhado com salsa fresca picada.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 40’ – Para 8 doses

Reportagem:




© 02.Mar.2011

697: Hambúrgueres Semi-Macrobióticos

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 100 g de soja fina
– 60 g de milho cozido
– 50 g de couve coração
– 1 cenoura
– 1 cebola
– óleo para fritar q.b.
– 2 c. sopa de margarina
– farinha para envolver q.b. (+/- 3 a 4 colheres sopa)
– 1 c. sopa de molho de soja (Shoyu)

Preparação:

1.- Coloque a soja a demolhar durante cerca de 30 minutos até hidratar completamente. Entretanto, descasque a cebola e pique-a. Descasque e rale a cenoura. Lave e corte a couve coração em tirinhas finas.
2.- Deite a cebola para um tacho, junte metade da margarina (uma colher de sopa), leve ao lume e deixe cozinhar até ficar macia. Adicione a cenoura e a couve, mexa, tape e deixe cozinhar durante 5 minutos em lume brando.
3.- Junte então o milho cozido e a soja previamente escorrida de toda a água (aperte-a nas mãos como se fosse uma esponja de banho), tempere com o molho de soja, misture, tape e deixe cozinhar, em lume brando, durante mais 5 minutos.
4.- Polvilhe então com a farinha, mexa tudo muito bem até se descolar do tacho, retire do lume e deixe arrefecer. Depois, molde a misture em hambúrgueres (dado que tenho um molde, deu para 4 unidades grandes).
5.- Leve ao lume um frigideira anti-aderente com o resto da margarina e o óleo, deixe aquecer, junte os hambúrgueres e deixe-os fritar de ambos os lados. Retire e sirva.

– Tempo: 60’ – Para 4 unidades

[Receita confeccionada em 13.Jun.2008]

[SlideDeck id=’1′ width=’100%’ height=’300px’]