396: Arroz à Lavrador

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 300 g de arroz carolino
– 1 chouriço de carne
– 1 couve branca média
– 3 tomates maduros
– 1 cebola
– 2 dentes de alho
– 1 dl de azeite
– 1 folha de louro
– salsa q.b.
– sal e pimenta q.b.

Preparação:

1.- Descasque a cebola e os alhos, pique tudo muito finamente, deite para um tacho e junte o tomate picado sem pele e pevides. Adicione igualmente o louro, o azeite e o chouriço, leve ao lume e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar macia e o tomate bem desfeito. Retire depois o chouriço e reserve.
2.- Limpe a couve, corte-a em pedaços, lave-os e deixe-os escorrer. Junte 1 litro de água ao tacho, deixe ferver, junte depois a couve e deixe ferver novamente. Adicione depois o arroz e a salsa a gosto, tempere com sal e pimenta, mexa e deixe cozinhar durante 10 minutos. Depois reduza o lume e deixe cozinhar mais 10 minutos. Pode ter de acrescentar, nesta fase, mais um pouco de água se o arroz começar a ficar seco.
3.- Retire do lume, deite para uma travessa e sirva com o chouriço cortado em pedaços, como vê na imagem. Polvilhe com salsa picada.

– Tempo: 45’ – Para 6 doses

[Receita confeccionada em 07.Out.2008]

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’300px’]

224: Bacalhau em Cama de Couve com Cobertor de Pão

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 400 g de bacalhau
– 1 couve chinesa (630 g)
– 2 colheres de sopa de azeite
– 1 cubo Knorr para Bacalhau
– 5 fatias de pão de forma sem côdea
– leite q.b.
– 1 ovo batido
– salsa q.b.
– queijo ralado Mozzarella q.b.

Preparação:

1.- Ligue o forno a 180º. Coza o bacalhau em água temperada com o cubo Knorr Bacalhau, retire, escorra e deixe ficar a água. Limpe e lave a couve, corte-a em tiras muito finas e deite-as na água de cozer o bacalhau, até levantar fervura. Retire-as, escorra-as e espalhe-as no fundo de um tabuleiro refractário.
2.- Espalhe por cima o bacalhau desfiado e a salsa picada e regue tudo com o azeite. Passe as fatias de pão pelo leite e cubra a mistura, de modo a que fique bem tapada. Pincele o pão com o ovo batido, polvilhe com um pouco mais de salsa picada e o queijo ralado.
3.- Leve ao forno durante 20 a 30 minutos (dependendo do forno) e sirva de imediato.

– Tempo: 50’ – Para 6 doses

[Receita confeccionada em 15.Mar.2009]