460: Chau-Min de Gambas

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 480 g de gambas
– 400 g de miolo de camarão 100/200
– 800 g de mistura chinesa de vegetais
– 250 g de massa chinesa com ovo (Fine Egg Noodles)
– 150 g de cebola
– 2 dentes de alho
– 1 dl de vinho branco
– 1 cubo Knorr de marisco
– 50 g de molho de soja (Shoyu)
– 70 g de azeite
– 250 g de água

Preparação:

1.- Coza as gambas em 2 litros de água temperada de sal no microondas durante 15 minutos na potência máxima. Coza depois o miolo de camarão na mesma água de cozer as gambas por 10 minutos. Retire as cabeças e as cascas às gambas e reserve. Reserve também o miolo destas gambas e a água de cozê-las.
2.- Num tacho ao lume, verta a água da cozedura das gambas e deixe ferver. Adicione a massa chinesa, retire do lume e deixe a massa repousar por 4 minutos. Findo este tempo, desembarace a massa com a ajuda de uma colher de pau, escorra e reserve.
3.- Coloque no copo da TM31, 250 g de água e as cabeças e cascas das gambas para fazer o fumet e programe 5 Min., Temp. 100º., Vel. 4. Coe o líquido, calcando bem a mistura e reserve. Lave bem o copo e a tampa.
4.- Deite no copo a cebola e o alho cortados e programe 5 Seg., Vel. 5. Tire a tampa e com a ajuda da espátula, baixe os resíduos que ficaram nas paredes do copo. Volte a programar 5 Seg., Vel. 5. Junte então o azeite e programe 5 Min., Temp. 100º., Vel. 1 ½ . Deite o vinho e programe 2 Min., Temp. Varoma, Vel. 1.
5.- Entretanto, coloque um tacho ao lume com água temperada de sal e deixe ferver. Introduza então a mistura chinesa de vegetais e deixe cozinhar durante 5 minutos. Escorra e reserve. Terminado o tempo de refogado na TM31, introduza os vegetais semi-cozidos e programe 5 Min., Temp. 100º., Vel. Colher Inversa.
6.- No tacho de cozer os legumes, deite então o conteúdo do refogado e vegetais do copo da TM31 e adicione o cubo Knorr de Marisco, o fumet de camarão, a massa chinesa e o miolo de gambas. Envolva tudo com o auxílio de uma colher de pau e deixe cozinhar em lume médio até que a massa fique bem envolvida com os restantes ingredientes. Esta mudança de preparação deve-se a que o copo da TM31 não suporta todos estes ingredientes ao mesmo tempo.
7.- Retire para uma travessa e cubra a superfície com as gambas reservadas. Sirva de imediato.

– Tempo: 50’ – Para 7 doses

[Receita confeccionada em 26.Jan.2009]

309: Chau-Min de Peru

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 400 g de bifes de peru
– 250 g de massa de ovo chinesa
– 250 g de brócolos
– 200 g de rebentos de soja
– 230 g de rebentos de bambu
– óleo q.b.
– 3 c. sopa de molho de soja (Shoyu)
– 1 c. sopa de açúcar
– 1 c. café de farinha Maizena
– 3 c. sopa de água
– sal q.b.

Preparação:

1.- Corte os bifes em tiras finas. Leve ao lume uma frigideira com o óleo, deixe-o aquecer bem, junte as tiras de peru e deixe-as cozinhar até ficarem douradas. Retire e reserve.
2.- Entretanto, leve ao lume um tacho com água, deixe ferver, tempere com um pouco de sal, junte a massa e deixe cozer apenas durante 3 minutos. Depois escorra.
3.- Junte os ramos de brócolos à frigideira onde fritou as tiras de peru, adicione também os rebentos de soja e os rebentos de bambu, ambos bem escorridos, mexa bem e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo frequentemente.
4.- Misture o molho de soja com a água, o açúcar e a farinha Maizena, junte à frigideira e mexa bem. Rectifique o sal.
5.- Passe o conteúdo da frigideira para um tacho e, em lume brando, junte a massa e as tiras de peru, envolvendo tudo muito bem. Sirva de imediato decorado a gosto.

– Tempo: 30’ – Para 6 doses

[Receita confeccionada em 06.Abr.2008]

[SlideDeck id=’4768′ width=’100%’ height=’300px’]