Quiche de Pescada com Espinafres & Camarão

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1 rolo de massa quebrada de compra
– 4 lombos de pescada (400 g)
– 400 g de miolo de camarão 100/200 PD
– 400 g de folhas de espinafres congeladas PD
– 4 ovos
– 400 ml de nata ligeira Mimosa
– 1 colher de sopa de molho de ostra
– 1 colher de sopa de molho de soja (Shoyu)
– 1 cubo Knorr Peixes
– 2 colheres de sopa de óleo alimentar
– 100 g de cebola congelada em cubos
– 1 colher de sopa de alho congelado picado
– 1 colher de sopa de salsa fresca picada
– uma pitada de noz-moscada
– piripiri q.b.
– sal e pimenta de misturas q.b.

Preparação:

1.- Desenrole a massa, coloque-a numa tarteira com o papel vegetal, apare os rebordos e pique o fundo com um garfo. Coloque ao lume um tacho com água e o cubo Knorr Peixe e deixe ferver. Junte os lombos de pescada e deixe cozinhar durante 4 minutos. Retire, escorra e desfaça os lombos em pedaços. Reserve. Ligue o forno a 180ºC.
2.- Coza os espinafres num tacho com água fervente temperada de sal, durante 7 minutos. Passe-os por água fria, escorra toda a água. Num tacho, deite o óleo, deixe aquecer, junte a cebola e o alho e deixe alourar. Junte os espinafres escorridos e salteie. Adicione a pescada, envolva bem e reserve. Num recipiente, deite os ovos, sal, pimenta, molho de ostra, salsa picada, noz-moscada, piripiri e bata com a vara de arames. Adicione as natas e volte a bater. Reserve.
3.- Coza o miolo de camarão em água fervente, temperada com sal, durante 5 minutos, retire, escorra e reserve. Verta o preparado da pescada e espinafres no fundo da tarteira, por cima disponha o miolo de camarão e junte o preparado de ovos e natas.
4.- Leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até ficar douradinho por cima. Retire do forno e sirva de imediato.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 90’ – Para 6 doses

Reportagem:



© 19.Mar.2011

1231: Arroz de Marisco (4)

[Total: 0    Average: 0/5]

A única diferença para o último Arroz de Marisco que preparei em 6 de Novembro do ano passado, foi a de ter substituído a embalagem de Creme de Marisco por uma de Creme de Lagosta, também da Knorr. O resto foi tudo igual e no final… um excelente Arroz!

Ingredientes:

– 800 g de preparado de marisco da Brasmar (Pingo Doce)
– 200 g de arroz Basmati
– 200 g de tomate congelado em cubos
– 4 colheres de sopa de azeite
– 4 colheres de sopa de polpa de tomate Cebola & Alho da Compal
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 100g de cebola congelada em cubos
– 1 embalagem de creme de lagosta Knorr
– 1 lt de água
– 1 colher de sopa de salsa picada fresca
– piripiri moído q.b.
– sal marinho refinado q.b.

Preparação:

1.- Prepare a sopa de marisco, deitando o pacote no litro de água fria. Dissolva, leve ao lume mexendo sempre até levantar fervura. Retire e reserve.
2.- Coloque num tacho ao lume o azeite, deixe aquecer e refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Junte o tomate em cubos previamente passados por água quente corrente e escorridos e a polpa de tomate, tempere com sal e piripiri e deixe apurar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando.
3.- Coloque o marisco da embalagem num passador e deixe correr água quente corrente até sair o gelo. Junte o preparado de marisco ao refogado do tacho, adicione 6 dl da sopa previamente preparada, envolva bem, tape o tacho e deixe cozinhar durante 15 minutos em lume brando, mexendo de vez em quando.
4.- Adicione o arroz, os restantes 4 dl da sopa de marisco, envolva bem e deixe cozinhar, em lume brando, durante cerca de 15 minutos, mexendo assiduamente. Retire do lume, adicione a salsa picada e envolva. Tape o tacho e deixe repousar durante 3 a 5 minutos.
5.- Retire para uma terrina e sirva de imediato.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tampo: 50′ – Para 6 doses


© 15.Fev.2011

1184: Courgettes Recheadas

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 50 g de queijo da Ilha em pedaços
– 4 courgettes médias
– 500 g de água
– 500 g de carne picada (previamente cozinhada)
– 1 colher de sopa de alho congelado picado
– 100 g de cebola congelada em cubos
– 2 colheres de sopa de salsa fresca picada
sal e pimenta q.b.
noz-moscada q.b.
– 1 ovo
margarina q.b.

Preparação:

1.- Coloque os pedaços de queijo no copo e dê 3 golpes de Turbo para ralar. Retire e reserve. Corte as courgettes a meio, no sentido do comprimento, de modo a ficarem duas metades inteiras, tipo canoa. Com a ajuda de uma colher de chá, retire parte da polpa, tendo o cuidado de não chegar à casca e reserve.
2.- Coloque a água no copo, distribua as metades pela Varoma e pelo tabuleiro de rede (porque apenas a Varoma não dá para as 8 metades quanto mais para as 12 que indica a receita original) e programe 25 Min., Temp. Varoma, Vel. 2. Ligue o forno a 180ºC.
3.- Retire a Varoma, as courgettes e deixe-as arrefecerem em cima da mesa de trabalho. No copo, coloque a carne previamente cozinhada em margarina e temperada com sal, pimenta, alho moído e ervas e especiarias para Bifes, a polpa das courgettes, o alho, a cebola, a salsa, os temperos (sal, pimenta e noz-moscada) e programe 5 Seg., Vel. 4. A seguir, coloque o ovo e programe 5 Seg., Vel. 4.
4.- Deite o preparado num recipiente e encha as cavidades das courgettes com o recheio, calcando com cuidado com o dedo para distribuir bem o recheio. Distribua, por cima das courgettes, pequenos pedaços de margarina e cubra com o queijo ralado a todo o comprimento. No tabuleiro do forno forrado com papel vegetal, coloque as courgettes recheadas e leve-as a gratinar cerca de 30 minutos ou até ficarem douradinhas. Retire para uma travessa e sirva de imediato com uma guarnição a gosto.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita da revista Bimby, Momentos de Partilha nº. 1/2ª. Série, de Dezembro/2010.
– Tempo: 55’ – Para x 8


© 10.Dez.2010

1183: Pudim de Peixe com Molho Holandês

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 500 g de água
– 40 g de azeite
– 20 g de folhas verdes de alho francês cortadas às rodelas
– 15 g de salsa picada
– 15 g de massa de coentros (ou coentros frescos)
– 600 g de pescada (ou outro tipo de peixe branco)
– 200 g de cebola congelada em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– 300 g de leite
– 50 g de farinha de trigo
– 3 ovos
– 150 g de natas levíssima Pingo Doce
– 10 g de açafrão em pó
sal e pimenta q.b.
– 10 g de molho de ostra AMOY
– 1 cubo Knorr Peixe
margarina para untar e papel vegetal para forrar

Ingredientes para o Molho Holandês:

– 250 g de manteiga
– 50 g de água
– 20 g de sumo de limão
– 3 gemas
sal e pimenta q.b.

Preparação base:

1.- Coloque a água no copo, 10 g de azeite, o alho francês, a salsa, os coentros, a pescada na Varoma e programe 20 Min., Tem. Varoma, Vel. 1 Colher Inversa. Retire e reserve a Varoma com a pescada. No copo limpo, coloque a cebola, o alho picado, o restante azeite e programe 6 Seg., Vel. 5. De seguida, refogue 5 Min., Temp. 100ºC., Vel 1.
2.- Adicione o leite, a farinha e programe 8 Min., Temp. 90ºC., Vel. 4. Ligue o forno a 180ºC., com o tabuleiro com água para banho-maria. Programe 30 Seg., Vel. 5 e deite através do bocal da tampa, os ovos inteiros. De seguida, baixe os resíduos das paredes do copo e programe 5 Min., Temp. 90ºC., Vel. 1.
3.- Incorpore as natas e programe 1 Min., Temp. 90ºC, Vel. 3. Junte a pescada, previamente limpa de peles e espinhas (utilizei filetes), programe 10 Seg. e progressivamente atinja a Vel. 7. Adicione os restantes temperos (açafrão, molho de ostra, sal, pimenta e cubo Knorr) e programe 5 Seg., Vel. 4. Unte com margarina uma forma de bolo inglês e cubra o fundo com papel vegetal. Coloque o preparado na forma e leve ao forno, em banho-maria, até que o pudim esteja cozido (cerca de 40 a 45 minutos).

Preparação do Molho Holandês:

4.- Coloque a manteiga no copo, cortada aos bocados e programe 3 Min., Temp. 100ºC., Vel. 2. Reserve. Coloque no copo a água, o sumo de limão, as gemas, sal, pimenta e programe 2 Min., Temp. 100ºC., Vel. 4. Com o robot em funcionamento na Vel. 4, e sem retirar o copo-medida, verta a manteiga derretida sobre a tampa. Mantenha na Vel. 4 até engrossar (cerca de 3 a 3 ½ minutos).
5.- Retire do forno, deixe arrefecer, desenforme quando estiver frio e sirva guarnecido com o Molho Holandês.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita da revista Bimby, Momentos de Partilha nº. 1/2ª. Série, de Dezembro/2010.
– Não é difícil esta receita, mas apenas um pouco trabalhosa.
– Tempo: 80’ – Para x 4


© 09.Dez.2010

1182: Bacalhau Verde (TM 31)

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 40 g de queijo da Ilha (ou similar)
– 500 g de água
sal marinho q.b.
– 350 g de batatas descascadas e cortadas em pedaços
– 200 g de folhas de espinafres (congelados)
– 50 g de azeite
– 1 cebola
– 400 g de bacalhau desfiado (congelado) Pingo Doce
leite q.b. (se necessário)
manteiga q.b.

Preparação:

1.- Coloque no copo o queijo e dê 3-4 golpes de Turbo. Reserve. Para fazer o puré, coloque no copo a água, o sal, o cesto com a batata, a Varoma com os espinafres e programe 20 Min., Temp. Varoma, Vel. 2. Retire a Varoma, escorra as batatas e junte os espinafres ao cesto. Reserve.
2.- Coloque, no copo limpo, o azeite, a cebola cortada aos bocados, e programe 6 Seg., Vel. 5. De seguida, programe 5 Min., Temp. 100ºC., Vel. 1. Junte o bacalhau desfiado e programe 4 Min., Temp. 100ºC., Vel. 1 Colher Invertida.
3.- Ligue o forno a 180ºC. Coloque a borboleta nas lâminas, adicione as batatas com os espinafres reservados e programe 25 Seg., Vel. 3. (ATENÇÃO! AGARRE NO ROBOT SENÃO ELE SALTA!). Rectifique tempero. Não foi necessário, mas se o preparado apresentar consistência demasiado espessa, adicione 2 colheres de sopa de leite e envolva na Vel. 3.
4.- Deite este preparado para um Pyrex, polvilhe com o queijo ralado reservado, distribua nacos de manteiga pela superfície e leve ao forno durante cerca de 30 minutos para gratinar. Retire do forno e sirva de imediato.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita da revista Bimby, Momentos de Partilha nº. 1/2ª. Série, de Dezembro/2010.
– Tempo: 50’ – Para x 5


© 07.Dez.2010

– Sendo esta revista de receitas, propriedade da Vorwerk, representante em Portugal do robot TM 31 (Bimby), deveriam os responsáveis da mesma terem mais cuidado em chamar a atenção dos utilizadores para o passo 3 quando se ligam os 25 Seg., na velocidade 3 (com a borboleta) dado que o robot abana e salta fortemente.
– Utilize Queijo da Ilha dado que o seu paladar combina fortemente com o bacalhau.

1166: Bacalhau no Forno à Apok@lypsus

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 400 g de filetes de bacalhau seco
azeite q.b.
– 500 g de batatas fritas congeladas em cubos
– 50 g de pão ralado
– 2 colheres de sopa de mostarda de Dijon
– 2 dl de leite
– 1 colher de sopa de salsa fresca picada
queijo ralado Gratin da Finello

Preparação:

1.- Demolhe o bacalhau de véspera. No dia, escorra bem a água, cubra o fundo de um Pyrex com uma fina película de azeite e distribua os pedaços de bacalhau por cima. Frite as batatas – na Actifry – 25 Min., sem gordura. Ligue o forno a 180ºC.
2.- Misture o pão ralado, a salsa, a mostarda e o leite com a varinha mágica ou no robot TM 31 – deite tudo para o copo e programe 15 Seg., Vel. 5.
3.- Regue de novo o bacalhau com um pouco de azeite, distribua as batatas fritas por cima e depois o molho preparado anteriormente. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno durante 35 minutos.
4.- Retire do forno e sirva de imediato.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 40’ – Para x 5


© 19.Nov.2010

856: Carne Picada de Peru com Vegetais Chineses

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes para a Carne:

– 500 g de carne picada de peru
– 3 colheres de sopa de cebola picada
– 1 colher de sopa de alho picado
– 2 colheres de sopa de azeite
– 1 colher de sopa de Vaqueiro Clássica
– 1 folha de louro
– 1 colher de sopa de Massa de Pimentão
– 1 lata pequena de cogumelos laminados
– sal e pimenta q.b.
– 1 colher de salsa fresca picada
– 1 colher de coentros frescos picados
– 200 ml de Natas com Cogumelos Porcini

Ingredientes para os Vegetais:

– 400 g. de Mistura Chinesa de Vegetais
– 400 g de miolo de camarão 100/200
– 1 cubo Knorr Legumes
– 1 colher de sopa de Shoyu (molho de soja)
– 2 colheres de sopa de azeite
– alho moído q.b.

Preparação:

1.- Coza os vegetais em água fervente com o cubo Knorr Vegetais, durante 8 minutos, apague o lume e deixe-os ficar na água. No microondas, coloque um recipiente com o miolo de camarão coberto de água temperada com sal, durante 10 minutos. Deite depois o miolo de camarão para o recipiente onde estão os legumes e deixe ficar.
2.- Numa wok, deite o azeite e a margarina, deixe derreter, adicione a cebola, o louro e o alho e deixe refogar até a cebola ficar macia. Junte então a carne, a massa de pimentão, a salsa e os coentros e envolva bem. Deixe cozinhar até a carne tomar cor. Adicione os cogumelos, envolva, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar durante 5 minutos em lume brando, mexendo sempre. Junte as natas e envolva até completa dissolução na carne.
3.- Escorra os vegetais com o miolo de camarão. Entretanto, num tacho, coloque o azeite, deixe aquecer e verta os vegetais com o miolo de camarão escorridos, tempere com o molho Shoyu e alho moído a gosto e envolva deixando saltear durante 3 minutos.
4.- Coloque a carne numa travessa e sirva de imediato com a guarnição de legumes salteados.

Informação Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 45’ – Para 6 doses

[Receita confeccionada pel’ O CozinheiroDaTreta em 15.Dez.2009]

830: Tiras de Pota Fritas

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 1 kg de tiras de pota
– 1 limão grande
– 1 colher de sopa de alho picado congelado
– sal e pimenta q.b.
– 2 ovos
– farinha q.b.

Preparação:

1.- Lave as tiras de pota, coloque-as num Pyrex cobertas com água e leve-as ao micro-ondas durante 5 minutos na potência máxima. Escorra bem, tempere-as com sal e pimenta, o alho e o sumo do limão e deixe marinar por 30 minutos.
2.- Prepare dois pratos, um para a farinha e outro para os ovos batidos. Aqueça o óleo na fritadeira e passe as tiras de pota, depois de escorridas da marinada, pela farinha e depois pelo ovo e coloque-as numa travessa. Entretanto, prepare a guarnição que, no meu caso, foi um Arroz Malandrinho de Tomate feito no robot TM31.
3.- Leve-as a fritar em óleo quente, escorra-as e coloque-as em cima de papel de cozinha absorvente.
4.- Passe-as para uma travessa e sirva com a guarnição que escolheu.

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.
– Tempo: 40’ + 30’ marinar – Para 4 doses

[Receita confeccionada pel’ O CozinheiroDaTreta em 01.Nov.2009]

Reportagem passo a passo em: TIRAS DE POTA FRITAS

717: Empadão de Carne à Apok@lypsus

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 800 g de carne de novilho picada
– 500 g de massa Farfalle Grand’Italia
– 3 colheres de sopa de azeite
– 2 colheres de sopa de polpa de tomate Alho & Cebola da Compal
– 1 cebola
– 4 dentes de alho
– 1 tomate
– alecrim, noz-moscada e orégãos q.b.
– 1 cubo Knorr para Massas
– 500 ml de Molho Béchamel
– queijo Mozzarella q.b.

Preparação:

1.- Num tacho ao lume, coloque o azeite, a cebola e os alhos e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Adicione de seguida a polpa de tomate, envolva e deixe refogar durante 3 minutos.
2.- Adicione a carne picada ao tacho, as ervas aromáticas e a noz-moscada a gosto, envolva muito bem e deixe cozinhar até a carne ficar pronta, mexendo sempre. Retire do lume. Entretanto, leve ao lume um tacho com bastante água e um cubo Knorr para Massas, deixe ferver, junte a massa Farfalle e cozinhe durante 12 minutos. Retire, passe a massa por água fria e escorra. Ligue o forno a 180º.
3.- Adicione a massa à carne aos poucos e mexa até completo envolvimento. Coloque este preparado num tabuleiro refractário, corte o tomate em rodelas e disponha-as por cima do preparado. Verta o Béchamel por cima das rodelas de tomate, polvilhe depois com o queijo ralado Mozzarella a gosto e leve ao forno durante cerca de 20 minutos ou até ficar douradinho por cima.
4.- Retire do forno e sirva de imediato.

– Se não pretender utilizar o Béchamel de compra, tem AQUI a receita manual.
– Tempo: 50’ – Para 8 doses

[Receita confeccionada em 17.Jun.2009]

Reportagem passo a passo em: EMPADÃO DE CARNE À APOK@LYPSUS

[SlideDeck id=’1′ width=’100%’ height=’300px’]

553: Mariscada com Arroz

[Total: 0    Average: 0/5]

Ingredientes:

– 700 g de Paella de Marisco do DIA (Minipreço)
– 300 g de arroz carolino
– 10 camarões tigre
– 1 cebola
– 4 dentes de alho
– 1 dl de vinho branco
– 0,5 dl de azeite + 0,5 dl de azeite
– 1 folha de louro
– 1 colher de sopa de coentros picados
– 4 colheres de sopa de Polpa de Tomate Alho & Cebola Compal
– 1 cubo Knorr para Marisco
– 1 barra de Tempero Knorr Alho & Salsa
– sal e pimenta q.b.

Preparação:

1.- Coza os camarões tigre no microondas em água temperada com sal, durante cerca de 5 minutos à temperatura máxima. Reserve.
2.- Leve ao lume uma frigideira com 0,5 dl de azeite, deixe aquecer e refogue a cebola e os dentes de alho picados. Adicione a folha de louro, os coentros, a polpa de tomate e o vinho branco, deixando cozinhar até ferver.
3.- Tempere depois com sal e pimenta, adicione então 7 dl de água, o cubo Knorr para Marisco, a barra de Tempero Alho & Salsa e os camarões tigre cozidos. Quando começar a ferver, adicione o arroz, tape o tacho e deixe cozinhar durante 12 minutos em lume brando, mexendo de vez em quando. Rectifique os temperos.
4.- Entretanto prepare a Paella de Marisco. Leve ao lume uma wok com 0,5 dl de azeite e deixe este aquecer. Adicione então a Paella de Marisco e deixe cozinhar durante cerca de 8 a 10 minutos, mexendo de vez em quando. Reserve.
5.- Terminado o tempo mencionado no ponto 3., adicione então a Paella já cozinhada, envolva muito bem e delicadamente, deixando estar em lume brando mais 5 minutos e mexendo sempre. Retire, sirva de imediato, polvilhado com coentros picados.

– Tempo: 50’ – Para 6 doses

[Receita confeccionada em 25.Mai.2009]