135: Cinco erros na cozinha que engordam

 

O site Fitnea, dedicado a temas de saúde, nutrição e fitness, elaborou uma lista de cinco erros a evitar na cozinha, sob pena de ver o peso aumentar. E cinco alternativas mais amigas da balança

Erro nº1 – Usar demasiado azeite

É consensual que o azeite é uma gordura boa, mas uma colher de sopa equivale a quase 125 calorias. Pode não parecer muito, mas é fácil usar o quádruplo dessa quantidade quando se está a cozinhar ou a temperar.

Alternativa – cozinhar os vegetais a vapor antes de os saltear com apenas a tal colher de sopa de azeite 

Opinião: a quantidade de azeite está na proporção ideal e não exagerada, claro, do tipo de receita que preparamos. A colherzinha de azeite sugerida não pode ser aplicada a todas as preparações culinárias. Não concordo com  a alternativa enunciada.

 

Erro nº2 – Calcular porções

Depois de um dia de trabalho, é difícil alguém dispor-se a perder tempo a medir e pesar cada ingrediente. Mas, na prática, o usar quantidades “a olho” pode implicar adicionar centenas de calorias escondidas à sua refeição.

Alternativa – Pesar os ingredientes nem que seja uma vez para ter uma ideia da quantidade/aspecto de uma porção saudável de peixe, leguminosas, etc.

Erro nº3 – Seguir a receita religiosamente

Este é um erro em que caem sobretudo os que principiantes ou que não se sentem à vontade entre tachos e panelas. Mas ao fazê-lo, pode estar a perder oportunidades valiosas de tornar a sua refeição mais saudável

Alternativa – Se uma receita diz para usar natas, substituir, em parte, pelo menos, por iogurte grego, por exemplo. Corta calorias e gordura e não sacrifica sabor nem textura

Opinião: a nata, tipo light (baixas calorias), pode ser empregue normalmente num preparado culinário sem ter de a substituir pelo iogurte grego.

 

Erro nº4 – Petiscar enquanto cozinha

Pode parecer irresistível provar o que se está a cozinhar ou ir petiscando os ingredientes (aqueles cubinhos de queijo ou aquele punhado de nozes, por exemplo…) sobretudo quando se está com fome.

Alternativa – E que tal uma pastilha elástica sem açúcar ou um simples copo de água para enganar o estômago?

Opinião: o copo de água é excelente para fazer iludir a “fome” que eventualmente possa surgir quando se está a cozinhar, exceptuando a fase em que temos de provar o preparado para rectificar temperos. A utilização da pastilha elástica, mesmo sem açúcar, é que considero completamente desajustada e inadequada neste contexto.

 

Erro nº5 – Deixar as sobras à vista

O jantar estava delicioso e todos ficaram saciados. Mas depois ficam ali alguns salgados à mão de semear, ou mesmo o que sobrou da lasanha.

Alternativa – Guarde ou divida pelos convidados as sobras assim que possível. Afinal, longe da vista...

Opinião: Dividir as sobras pelos convidados? Nunca tal ouvi na minha existência, a não ser que os convidados sejam familiares muito chegados e que no dia seguinte precisem de levar almoço para o trabalho e, nesse caso, se existirem sobras, sempre é uma ajuda…

In Visão online
9:45 Quinta feira, 20 de Fevereiro de 2014

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