610: COVID-19: Mapa de Portugal continua a vermelho “escuro”

 

 

SAÚDE/COVID-19/MAPA EUROPEU

O Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) disponibiliza aos cidadãos mapas sobre a COVID-19 no território europeu. Este foi um pedido do Conselho da União Europeia, tendo em conta o agravamento da situação epidemiológica em vários países.

Recentemente o semáforo COVID-19 Europeu foi atualizado e Portugal continua a vermelho “escuro”.

https://www.ecdc.europa.eu/en/covid-19/situation-updates/weekly-maps-coordinated-restriction-free-movement

O que representam as cores no semáforo COVID unificado?

O Centro Europeu de Controlo de Doenças indica que…

  • A VERDE estão as regiões onde a taxa de notificação de novos casos nos 14 dias anteriores é inferior a 25 casos por 100 mil habitantes e a taxa de testes positivos fica abaixo dos 4%.
  • A LARANJA é utilizada nas zonas em que, no espaço de duas semanas, há menos de 50 novos casos de infeção por 100 mil habitantes, mas a taxa de testes positivos é igual ou maior a 4% ou, no caso de esta ficar abaixo do limiar dos 4%, a taxa de notificação se encontrar entre os 25 e 150 casos por 100 mil habitantes.
  • A CINZENTO estão as zonas para as quais não há informação suficiente ou a taxa de testes é inferior a 300 casos por 100 mil habitantes
  • A VERMELHO as regiões em que a taxa de notificação a 14 dias é igual ou superior a 50 por 100 mil habitantes e a taxa de testes positivos é igual ou maior a 4%, bem como as regiões onde a taxa de notificação a 14 dias é igual ou superior a 150 infeções por 100 mil habitantes mesmo que a taxa de testes positivos seja inferior aos 4%

Portugal ainda é um dos piores países da Europa

Os mapas são publicados semanalmente e atualizados todas as quintas-feiras. Os critérios foram recomendados pelo Conselho da UE, e através de gráficos de simples interpretação podemos perceber como está a COVID-19 ao nível da Europa. O objetivo é informar e aumentar a transparência e previsibilidade para os cidadãos e empresas. A cada 15 dias, às quinta-feiras, os mapas são atualizados.

É verdade que Portugal tem vindo a baixar o número de novos casos, mas o mapa do ECDC mostra que o nosso país ainda se encontra a vermelho escuro, ou seja, no pior nível.

Pelo mapa partilhado podemos ver que algumas zonas de Espanha já saíram do nível mais elevado, mas mesmo assim a situação ainda continua crítica. Na verdade, em toda a Europa, os números relevam que pandemia continua bastante forte.

Portugal está melhor no que diz respeito a testagem por 100 mil habitantes. O nosso país encontra-se na faixa dos 1000 a 2499 por cada 100 mil habitantes.

Relativamente à taxa de positividade, Portugal regista um valor igual ou superior a 4%, o que é não é propriamente uma boa notícia. Tal estado é idêntico para vários países da Europa.

Pplware
18 FEV 2021

 

 

 

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.