307: Determinada a dose ideal de café para melhorar o desempenho físico

 

(CC0/PD) Di Bella Coffee / Pexels

Duas chávenas de café são a dose ideal para aumentar o desempenho físico, de acordo com uma revisão científica levada a cabo por uma equipa de médicos. 

A investigação, cujos resultados foram esta terça-feira no portal The Conversation, concluiu, depois de analisar 300 estudos anteriores, que o consumo de cafeína aumenta o rendimento físico entre 2 a 6%. Os desportistas mais sensíveis à substância podem mesmo ver os seus resultados melhorados em 16%.

“Descobrimos que a cafeína pode melhorar a nossa capacidade de correr e pedalar por períodos mais longos ou de completar uma determinada distância num período de tempo mais curto. Também pode ser utilizada para realizar mais repetições com um determinado peso no ginásio ou para aumentar o peso total levantado”, sustentam os cientistas.

Um melhor rendimento pode ser alcançado ao ingerir cerca de 3-6 miligramas de cafeína por cada quilograma de peso corporal, o que equivale a cerca de 210 a 420 miligramas para uma pessoa que peso 60 quilogramas. Por norma, uma chávena de café (expresso) contém entre 95 a 165 miligramas deste alcaloide, o que perfaz o ideal de duas chávenas.

Os especialistas dão conta que a bebida deve ser ingerida entre 45 a 90 minutos antes de se iniciar a actividade física, de forma a maximizar o seu potencial. Por sua vez, as pastilhas elásticas com cafeína começam a surtir efeito dez minutos depois.

Tal como recorda a equipa médica, a cafeína bloqueia o receptores de adenosina, as moléculas que informam o cérebro sobre a fadiga corporal.

Contudo, advertem, o consumo de cafeína pode também ter efeitos adversos. Quando tomada em excesso, resultando numa overdose da substância, pode causar insónias, nervosismo, náuseas, vómitos, dores de cabeça, entre outros sintomas.

Um outro estudo, publicado no jornal Food and Chemical Toxicology em abril de 2018, estudou “limite máximo” de café que pode ser consumido sem afectar a saúde, concluindo que se podem consumir 400 miligramas por dia, ou seja, quatro chávenas de café. No caso das grávidas e das crianças os valores a ter em conta devem ser outros.

ZAP //

Por ZAP
27 Abril, 2019

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