554: Internamentos recorde em dia de mais 3.384 novos casos de covid-19

 

 

SAÚDE/INFORMAÇÃO/COVID-19

Sobe para 427.254 o número casos em Portugal. Mais de sete mil pessoas perderam a vida para o novo coronavírus desde Março de 2020 – 73 nas últimas 24 horas. Internamentos continuam a subir.

https://www.dn.pt/sociedade/maix-3384-casos-e-73-mortes-por-covid-19-em-portugal-nas-ultimas-24-horas-13190103.html

– 03 jan 12:36

México: Uma médica mexicana de 32 anos, com histórico de alergias desenvolveu, sintomas de encefalomielite cerca de 30 minutos após receber a vacina Pfizer e BioNTech.
Segundo a Imprensa mexicana, a mulher apresentou erupção cutânea, convulsões, diminuição da força muscular e dificuldade respiratória e internada num hospital, onde, nesta altura se encontra, nos cuidados intensivos e a ser tratada a uma inflamação no cérebro.

– Dois mortos em lar da Santa Casa da Misericórdia da Mêda
A Santa Casa da Misericórdia da Mêda, no distrito da Guarda, anunciou este domingo que morreram duas pessoas na sequência de um surto de covid-19 num dos três lares da instituição.
Segundo o provedor da instituição, que publicou a informação nas redes sociais, tratam-se de dois utentes com “patologias graves associadas”, que residiam no lar Joaquim Nunes Saraiva – Fase 1.
Na quinta-feira foi divulgado a existência de um surto de infecções com o novo coronavírus naquele espaço que infectou 65 utentes e 26 funcionários, situação que se mantém hoje inalterada “no número de casos activos”.

– Mais de 84,5 milhões de casos de infecção pela covid-19 foram diagnosticados desde o início da pandemia, e morreram 1.835.788 pessoas, revelou este domingo a universidade norte-americana Johns Hopkins.
Estes dados publicados pela universidade pressupõem que houve um aumento de mais de 1,1 milhões de contágios desde o começo do ano novo.

– África registou mais de 50 mil novos casos e 1.355 mortes em 24 horas, de acordo com os dados divulgados hoje pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC).
No dia 1 de Janeiro de 2021 os 55 estados membros da União Africana contabilizavam 2.785.548 de infecções e 66.145 mortes.
O Egipto, que é o segundo país africano com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, regista 7.687 mortos e 139.471 infectados, seguindo-se Marrocos, com 7.425 vítimas mortais e 440.970 infectados.

– Um surto de covid-19 num lar de uma freguesia rural de Montemor-o-Novo, Évora, já infectou, pelo menos, 54 pessoas, anunciou este domingo o município.
A Câmara de Montemor-o-Novo explica que “está a acompanhar a situação”, em articulação com várias entidades, garantindo ainda que “serão tomadas todas as medidas necessárias” no combate a este surto.

– A Rússia registou 447 mortes e 24.150 novos casos de infecção por covid-19 nas últimas 24 horas, revelaram hoje as autoridades de saúde do país.
O principal foco da doença na Rússia localiza-se em Moscovo, onde foram contabilizados 3.851 casos diários e 77 óbitos.
A Rússia não impôs medidas de confinamento e espera que a campanha de vacinação, iniciada em meados de Dezembro, faça diminuir o número de casos e estabilize a situação pandémica.

– Os Estados Unidos registaram 2 .237 mortos e 277 346 infectados com o novo coronavírus em 24 horas.
Segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins, o país contabiliza agora 20.381.349 casos e 349.920 óbitos por covid-19 desde o início da pandemia.
O facto de ter superados os 20 milhões de casos no sábado implica que os EUA duplicaram o número total de infectados em menos dois meses, já que os dez milhões de contágios tinham sido alcançados a 9 de Novembro.
A manter-se a média de mortos acima dos dois mil diariamente, amanhã os EUA vão passar a barreira das 350 mil mortes por covid-19.

 

 

 

553: COVID-19: Há 16 casos em Portugal Continental da nova variante do vírus

 

 

SAÚDE/COVID-19-NOVAS VARIANTES

Tendo em conta o nível de contágio, era apenas uma questão de tempo até que a nova variante do SARS-COV-2 chegasse a Portugal Continental. A nova variante da doença COVID-19, que já circula na Madeira, oriunda do Reino Unido, tem agora 16 casos registados em Portugal Continental.

A informação consta de uma carta do Instituto Ricardo Jorge que já foi enviada ao Governo.

Nova variante do vírus da COVID-19 já circular em Portugal Continental…

A informação foi avançada pela RTP e confirmada pela TVI24. Segundo revelações dos especialistas, a nova estirpe da COVID-19 é 70% mais contagiosa. De acordo com um comunicado a que a TVI teve acesso na altura em que foi detectada no Reino Unido, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge afirmava que a nova variante tinha sido detectada em viajantes que chegaram à Madeira provenientes do Reino Unido.

Esta identificação só foi possível graças ao trabalho desenvolvido pelo Centro de Rastreio do Aeroporto Internacional da Madeira o qual permite rastrear, identificar e encaminhar para isolamento casos positivos, quando detectados


O comunicado referia ainda que a região iria continuar a vigiar a chegada dos passageiros, cumprindo as orientações da Direcção-Geral da Saúde, “diminuindo assim o risco de contágio pelo novo coronavírus na região”.

Relativamente aos 16 casos em Portugal Continental da nova variante do vírus pouco mais se sabe.

Pplware
Autor: Pedro Pinto
03 Jan 2021

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...