449: COVID-19: Lab. do Porto descobre anticorpos para coronavírus

 

 

SAÚDE/COVID-19

O mundo corre contra o tempo na procura de uma solução para a COVID-19. Nesta investigação, de escala global, Portugal também tem dado o seu contributo.

A FairJourney Biologics, empresa de biotecnologia do Porto, anunciou recentemente que descobriu 15 anticorpos com potencial para tratar pacientes infectados com o vírus SARS-CoV-2 e para proteger a população com maior risco de ser infectada.

A descoberta foi realizada em conjunto com a congénere IONTAS, laboratório sediado em Cambridge, recentemente adquirido pelo grupo do Porto, líder mundial na identificação e fabricação e anticorpos.

Anticorpos bloqueiam infecção com uso de doses baixas

De acordo com as informações, a descoberta confirma a existência de um conjunto de anticorpos que “comprova bloquear a infecção em doses tão baixas quanto 20pM em testes pseudo-virais e 100pM em testes na presença do novo coronavírus”.

Numa janela temporal de apenas dois meses, os dois laboratórios isolaram centenas de anticorpos catalogados como neutralizadores de vírus.

A partir de análises sanguíneas realizadas de forma sistemática a uma amostra de pacientes que estavam a recuperar da infecção por Covid-19, conseguiram chegar a 15 anticorpos com elevado potencial para neutralizar o vírus SARS-CoV-2. Os mesmos “têm propriedades biofísicas adequadas para o desenvolvimento de fármacos”, o que contribui para reduzir o risco nas etapas seguintes dos ensaios clínicos e do fabrico, atestam os investigadores.

O grupo líder neste sector da bio-farmacêutica não desvaloriza a importância das vacinas na luta contra a Covid-19, bem pelo contrário, mas ressalva que “a imunização passiva por anticorpos monoclonais também pode desempenhar um papel fulcral” neste combate, por duas ordens de razão. Por um lado, porque podem ser usados “para tratar indivíduos sintomáticos após exposição aguda ao vírus” e, além disso, porque desempenham um importante papel profilático na protecção de profissionais de saúde e grupos de risco, incluindo indivíduos que reagem mal às vacinas.

Pplware
Autor: Pedro Pinto
02 Out 2020

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...