400: Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

 

 

SAÚDE/DIABETES

(dr) Institute of Industrial Science / University of Tokyo

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes.

De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou como fazer uma matriz de micro-agulhas que pudesse analisar rápida e facilmente o fluido intersticial (ISF) na epiderme.

“Desenvolvemos uma forma de combinar micro-agulhas porosas com sensores baseados em papel. O resultado final é barato, descartável e não requer instrumentos adicionais”, declarou Beomjoon Kim, líder do estudo e investigador da Universidade de Tóquio, no Japão.

Para fazer este sensor, os investigadores derramaram uma mistura derretida de um polímero bio-degradável e sal em cavidades em forma de cone. Depois de solidificadas, as micro-agulhas foram tratadas com uma solução que as deixou porosas, removendo o conteúdo de sal. De seguida, foram fixadas num pequeno pedaço de papel preso a um sensor de glicose – algo que a equipa afirma nunca ter sido feito antes.

Segundo o mesmo site, a ideia é que, quando as minúsculas pontas porosas são injectadas na epiderme, os seus poros abertos absorvam o líquido do fluido intersticial, que contém muitos bio-marcadores.

Na configuração experimental da equipa, o bio-marcador previsto é a glicose, que teoricamente fluiria das micro-agulhas porosas para o papel e, de seguida, para o sensor de glicose.

Até agora, este instrumento só foi testado em laboratório num gel feito de agarose, mas as micro-agulhas funcionaram conforme o esperado, com o sensor a detectar os níveis de glicose na amostra do gel. Os cientistas pretendem, em breve, conduzir experimentos com participantes humanos.

As conclusões do estudo foram publicadas, no mês de Agosto, na revista científica Medical Devices & Sensors.

ZAP //

Por ZAP
23 Setembro, 2020

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...