20: Medicamentos: Infarmed aconselha alternativas ao Hydrocortone

 

A autoridade nacional do medicamento (Infarmed) aconselhou os médicos a prescrever alternativas terapêuticas ao medicamento Hydrocortone, que não está a ser comercializado em Portugal.

Este medicamente está indicado para insuficiência adrenocortical, reacções de hipersensibilidade tais como choque anafilático e angiedema, doença inflamatória do intestino, doença reumática e doenças de pele.

Numa circular informativa dirigida aos profissionais de saúde, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde refere que o medicamento Hydrocortone, hidrocortisona, nas dosagens de 10 e 20 mg, não está a ser comercializado, apesar do titular da autorização de introdução no mercado – Auden McKenzie (Pharma Division) – ainda não ter notificado formalmente o Infarmed.

O Hydrocortone, uma das primeiras cortisonas sintéticas a surgir no mercado e cuja embalagem de 25 comprimidos custa 1,82 euros, está em falta nas farmácias desde Abril, segundo informação divulgada pelo Diário de Notícias em Junho.

O Infarmed refere na circular, publicada no site oficial, que “continua a desenvolver todos os esforços, junto do actual titular e de outras empresas, para que a comercialização de medicamentos, contendo Hidrocortisona seja restabelecida o mais rapidamente possível”.

Para minimizar o impacto desta situação, a autoridade nacional do medicamento esclarece que as indicações terapêuticas da hidrocortisona oral estão cobertas pelas de outros corticóides orais, com excepção da insuficiência adrenocortical primária ou secundária.

Nesta indicação terapêutica a escolha de primeira linha é a hidrocortisona, observa o Infarmed na circular publicada no seu site oficial.

Contudo, salienta, considera-se que a prednisona poderá ser utilizada em substituição da hidrocortisona, desde que se proceda ao ajuste de dosagem.

O Infarmed adianta que os médicos estão habilitados a proceder a este ajuste de dosagem, mas está disponível, caso seja necessário, para fornecer informações adicionais.

Lembra ainda que existem vários medicamentos similares ao Hydrocortone disponíveis na União Europeia, que poderão ser um recurso a considerar nos casos em que não seja possível a substituição da Hidrocortisona por outros corticóides orais.

A aquisição destes medicamentos poderá ser feita através das farmácias.

Lusa / SOL
27/11/2011

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...