4: Creatina e Função Cerebral

 

Os suplementos de creatina, usualmente associados à nutrição desportiva, poderão melhorar o funcionamento cognitivo em vegetarianos, um grupo em risco de ter níveis baixos de creatina, de acordo com um novo estudo.

A creatina, que consiste num composto baseado em aminoácidos, foi identificada pela primeira vez em 1832 pela sua presença no músculo. Tem sido alvo de vários estudos e ensaios clínicos ao longo dos últimos 12 anos, tendo a maioria investigado os benefícios deste composto durante a performance desportiva. Este composto encontra-se sobretudo em produtos de origem animal, como a carne.

O papel da creatina no funcionamento cerebral foi reportado anteriormente, mas não foram apresentados dados relativamente aos efeitos da suplementação de creatina em vegetarianos, um grupo com níveis inferiores de creatina muscular.

De acordo com novos resultados publicados em British Journal of Nutrition, os vegetarianos mostraram melhorias a nível de memória, após 5 dias de suplementação diária com creatina. Tais melhorias não foram observadas em omnívoros, que regularmente comem carne.

Source: British Journal of Nutrition
Published online ahead of print, doi: 10.1017/S0007114510004733
“The influence of creatine supplementation on the cognitive functioning of vegetarians and omnivores”
Authors: D. Benton and R. Donohoe
15-12-2010

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...