142: Perda auditiva pode estar relacionada com depressão

 

A GAES – Centros Auditivos alerta para o facto de a perda auditiva estar relacionada com a depressão. Os adultos com alterações auditivas estão mais vulneráveis à depressão do que aqueles com audição excelente, segundo demonstra um questionário sobre Saúde e Nutrição levado a cabo nos Estados Unidos, entre 2005 a 2010.

dd08042014As conclusões deste estudo apontam para uma tendência depressiva, por parte de quem padece de problemas auditivos, já que, dos cerca de 20 mil inquiridos, 9% dos homens e quase 15% das mulheres com problemas auditivos padeciam de depressão moderada a grave.

O questionário revela que as mulheres são mais propensas do que os homens a mencionar a depressão, mas menos a admitir os problemas auditivos, e ainda que «ter um baixo nível de educação, viver sozinho, fumar e beber estavam associados com a diminuição auditiva e a depressão».

Segundo publica a equipa de Chuan-Ming, do Instituto Nacional de Surdez e Outros Transtornos da Comunicação dos Institutos Nacionais de Saúde, Bethesda, Maryland, Estados Unidos, «a menor prevalência da depressão é atribuída à maior proporção de pacientes com acesso aos serviços de saúde auditiva».

Ainda que a deterioração auditiva seja mais comum nos idosos, os investigadores orientaram o seu foco de análise para a expressiva percentagem de mulheres que tendem a estar mais expostas à depressão que os homens.

«Os homens começam a perder a audição nas frequências altas (entre 3 e 6 kHz) durante a meia-idade, por distintos factores, mas em especial pela exposição ao ruído e as mulheres tendem a conservar a audição nas frequências mais altas, que são fundamentais para compreender a linguagem nos ambientes ruidosos, até depois dos 65-70 anos, que é quando começa uma deterioração constante», esclarece Alexandra Marinho, audiologista e responsável de vendas da zona norte da GAES – Centros Auditivos. «No fundo, esta é uma notícia que sensibiliza toda a população e que pode servir de ale

In Diário Digital online
08/04/2014

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...