188: Esqueci-me! Dicas para não perder a memória

 

saúde mental

Todos os anos perdemos cerca de 0,5% da massa cinzenta o que significa que aos 90 anos já perdemos 1/3 do cérebro. Cientistas já encontraram formas de reverter deterioração.

observador05102014

Exercitar a memória pode reverter a deterioração da massa cinzenta AFP/Getty Images

Já sofreu lapsos de memória? Um simples nome, uma palavra que, de repente, escapa? Uma equipa de cientistas, que tem no Youtube um conjunto de vídeos sobre o cérebro, explica que todos os anos perdemos 0,5% do volume do cérebro, o que significa que aos 90 anos de idade já perdemos cerca de 1/3 da massa cinzenta. Mas a comunidade científica já fez algumas investigações que mostram como é possível reverter este processo de deterioração cerebral associado ao envelhecimento.

A equipa “Head Squeeze” explica que há certas zonas do cérebro que podem adaptar-se e, até, crescer. E lembra um estudo, feito em 2000, com taxistas e condutores de autocarros britânicos. E mostravam que quatro anos a conduzir pelas 25 mil ruas de Londres aumentavam o hipocampo, a região do cérebro responsável pela memória. O que não se verificou com os condutores de autocarros, que faziam percursos predefinidos. Os cientistas concluíram que ao memorizar os mapas de de Londres, o cérebro constrói “conexões sinápticas” que permitem às células cerebrais comunicarem umas com as outras. Ou seja, é possível treinar o cérebro para compensar o declínio neuronal. Basta manter-se mentalmente ativo.

Desafiar o cérebro pode ser uma das formas de combater a deterioração. Aqui estão algumas dicas de como o poderá fazer:

1. Optar por actividades tradicionais como aprender a tocar um instrumento musical.

2. Aprender uma língua estrangeira, também pode manter o cérebro mais activo.

3. Fazer exercício físico e uma dieta alimentar saudável podem prevenir a demência.

4. Uma vida social activa. Estar e falar com outras pessoas excita os neurónios e preserva as sinapses (regiões de contacto entre dois neurónios).

5. Uma boa noite de sono. Descansar faz bem.

O vídeo da Head Squeeze integra um conjunto de vídeos produzidos em parceria com o projecto da União Europeia “Hello Brain“, que fornece informações várias sobre o funcionamento do cérebro e a saúde mental, explica a BBC.

In Observador online
5/10/2014, 11:08

127: Tecnologia inovadora mostra embrião a desenvolver-se

 

Ciência

Graças à tecnologia Embryoscope, é possível captar imagens precisas dos primeiros dias de vida de um embrião, antes de ser transferido para o útero. VEJA O VÍDEO

O equipamento, que chegou a Portugal recentemente, tem sido aplaudido internacionalmente pelos especialistas em Procriação Medicamente Assistida (PMA), já que permite captar imagens de alta precisão, 24 sobre 24 horas, dos embriões em desenvolvimento – até aqui as placas de cultura de embriões tinham de retiradas da incubadora diariamente, para observação.

O Embryoscope, considerado como o maior avanço na área do tratamento da infertilidade nos últimos 20 anos e que, para já, é usado apenas no Ferticentro, em Coimbra, poderá aumentar as taxas de sucesso dos tratamentos para a infertilidade entre 20 a 50%, segundo os primeiros estudos científicos internacionais sobre a incubadora de última geração.

Estima-se que entre 15 a 20% dos casais portugueses em idade fértil sofram de infertilidade.

In Visão online
11:44 Segunda feira, 28 de Outubro de 2013

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...