155: Truques de publicidade para tornar a comida mais apetitosa

 

Alimentação

1. Óleo para os carros em vez de mel

1. Óleo para os carros em vez de mel

Já viu um belo hambúrguer num anúncio e depois na realidade não era nada igual? Saiba porquê e os outros truques que são usados

Os anúncios dos produtos de beleza são normalmente os mais criticados. Ou porque as modelos são muito magras ou porque usam demasiado Photoshop… Mas a manipulação da publicidade vai muito para além desta indústria.

Concentremo-nos nos produtos alimentares. Vê uns morangos num anúncio e não sabe porque nunca encontra uns no supermercado com tão bom aspecto? Ou então porque é que o hambúrguer na realidade nunca está tão apetitoso como o que está na publicidade? Já lhe aconteceu? Provavelmente sim. É que os alimentos que vemos nas publicidades às vezes não são realmente alimentos e outras vezes estão bem “maquilhados”.

1. Óleo para os carros em vez de mel

O ‘Finances Online’, um site que ajuda as famílias a organizar melhor as suas finanças, fez um estudo recente sobre como somos manipulados pela publicidade. O site comparou as imagens dos anúncios de produtos alimentares, hotéis e também outros produtos para crianças e cosméticos.

Com o estudo fizeram uma lista de truques que são usados nos anúncios para tornar a comida mais deliciosa.

O primeiro truque: para parecer que o mel tem uma consistência mais uniforme, os publicitários costumam substituí-lo por óleo para os motores dos automóveis. Claro que não é para comer, é só mesmo para ficar mais bonito no anúncio.

2. Champô e cola branca em vez de leite Nos anúncios, os cereais têm de ficar com um óptimo aspecto, sem aquele ar empapado por estarem mergulhados em leite. Os publicitários decidem então substituir o leite por champô ou cola branca. O efeito acaba por ser basicamente o mesmo, mas os cereais não correm o risco de ficar com um mau aspecto.

2. Champô e cola branca em vez de leite
Nos anúncios, os cereais têm de ficar com um óptimo aspecto, sem aquele ar empapado por estarem mergulhados em leite. Os publicitários decidem então substituir o leite por champô ou cola branca. O efeito acaba por ser basicamente o mesmo, mas os cereais não correm o risco de ficar com um mau aspecto.

3. Graxa de cor castanha usada para colorir os hambúrgueres Aqui está uma das razões pela qual o hambúrguer que vê na televisão ou nos cartazes na rua não é igual àquele que lhe aparece à frente na vida real. Como se de base se tratasse, os hambúrgueres são aprimorados com graxa de cor castanha para “tapar” as imperfeições. A cor da carne do hambúrguer vai ficar mais uniforme e viva, tornando-o muito mais apetitoso para quem o vê.

3. Graxa de cor castanha usada para colorir os hambúrgueres
Aqui está uma das razões pela qual o hambúrguer que vê na televisão ou nos cartazes na rua não é igual àquele que lhe aparece à frente na vida real. Como se de base se tratasse, os hambúrgueres são aprimorados com graxa de cor castanha para “tapar” as imperfeições. A cor da carne do hambúrguer vai ficar mais uniforme e viva, tornando-o muito mais apetitoso para quem o vê.

4. Spray para o cabelo usado nas frutas Para dar um aspecto bastante fresco às frutas, estas antes de serem mostradas ao público são borrifadas com spray que normalmente é usado no cabelo.

4. Spray para o cabelo usado nas frutas
Para dar um aspecto bastante fresco às frutas, estas antes de serem mostradas ao público são borrifadas com spray que normalmente é usado no cabelo.

5. Pôr antiácidos nos refrigerantes Outra técnica que talvez desconhecia é colocar-se antiácidos para que os refrigerantes aparentem ter ainda mais bolhas e gás do que na realidade têm. Assim, as bebidas terão um melhor aspecto e serão mais apelativas para quem gosta de as consumir.

5. Pôr anti-ácidos nos refrigerantes
Outra técnica que talvez desconhecia é colocar-se anti-ácidos para que os refrigerantes aparentem ter ainda mais bolhas e gás do que na realidade têm. Assim, as bebidas terão um melhor aspecto e serão mais apelativas para quem gosta de as consumir.

6. Usar puré de batata em vez de gelados Sabia que os gelados que vê nos anúncios podem ser puré de batata? A verdade é que mesmo sem saber, pode estar a desejar comer aquele gelado delicioso que aparece nos anúncios e na realidade estar a salivar por puré de batata com corantes.

6. Usar puré de batata em vez de gelados
Sabia que os gelados que vê nos anúncios podem ser puré de batata? A verdade é que mesmo sem saber, pode estar a desejar comer aquele gelado delicioso que aparece nos anúncios e na realidade estar a salivar por puré de batata com corantes.

7. Desodorizante em spray para embelezar as uvas As uvas têm um tratamento especial antes de apareceram em frente ao público. Para que sejam mais cativantes aos olhos de quem as vê, são revestidas por desodorizante em spray.

7. Desodorizante em spray para embelezar as uvas
As uvas têm um tratamento especial antes de apareceram em frente ao público. Para que sejam mais cativantes aos olhos de quem as vê, são revestidas por desodorizante em spray.

7. Desodorizante em spray para embelezar as uvas As uvas têm um tratamento especial antes de apareceram em frente ao público. Para que sejam mais cativantes aos olhos de quem as vê, são revestidas por desodorizante em spray.

7. Desodorizante em spray para embelezar as uvas
As uvas têm um tratamento especial antes de apareceram em frente ao público. Para que sejam mais cativantes aos olhos de quem as vê, são revestidas por desodorizante em spray.

Sábado
13-06-2014
Por Sofia Martins

93: Infarmed manda retirar cosmético para queda de cabelo

 

Por publicidade enganosa

Velform_Hair_Grow_PlusA Autoridade do Medicamento (Infarmed) ordenou a retirada do mercado do produto cosmético para o cabelo Velform Hair Grow Plus por alegações enganosas em relação à sua eficácia para tratamento da queda de cabelo.

Num comunicado colado na sua página da Internet, o Infarmed esclarece que “a rotulagem e publicidade do cosmético apresentam alegações enganosas em relação à sua eficácia, designadamente no tratamento da queda e crescimento do cabelo”.

Assim, esta semana, a Autoridade do Medicamento e Produtos de Saúde determinou a suspensão imediata da comercialização do produto e a sua retirada do mercado.

O Velform Hair Grow Plus estava a ser publicitado e vendido, essencialmente, através de lojas de televendas.

Aliás, o Infarmed pede que seja contactada a empresa Valor Vida Loja de Televendas e Marketing Directo, responsável pela colocação deste produto no mercado.

In Diário de Notícias online
23/01/2013
por Lusa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...