88: É possível corrigir a miopia sem recurso a cirurgia

 

Novo tipo de lentes

Lentes tradicionais

Um novo tipo de lentes molda a córnea durante o descanso nocturno para permitir uma visão de maior acuidade ao longo do dia seguinte.

O diário ABC, de Madrid, revela na sua edição de hoje ter sido descoberta uma técnica inédita que permite a correcção da miopia sem necessidade de recorrer a intervenções cirúrgicas.

A intervenção cirúrgica, nomeadamente, por laser tornou-se desnecessária com a nova técnica denominada Terapia Corneal Refractiva (CRT na designação em inglês). A CRT consiste na aplicação de um tipo especial de lentes que vão moldando a córnea enquanto o olho descansa no período de sono. Assim, quando um míope se levanta e retira aquelas lentes, a sua visão será nítida durante todo o dia.

A CRT implica o uso deste tipo específico de lentes todas as noites. Caso contrário, os sintomas de miopia voltam a manifestar-se desde que as lentes deixem de ser aplicadas em três noites consecutivas, refere o diário espanhol.

O jornal indica ainda ser necessário aconselhamento médico, sendo as lentes apropriadas para casos de pessoas com casos até seis dioptrias e 1,75 de estigmatismo. Nos primeiros 15 dias, devem estar postas entre seis a oito horas, pelo menos. Passado o período de adaptação, devem ser usadas todas as noites, mas sem indicação de uma duração mínima.

In Diário de Notícias online
15/11/2012
por A. C. M.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...