22: Um ‘ar condicionado’ para asmáticos (vídeos)

 

Empresa médica sueca desenvolveu um engenho que garante tornar mais sossegadas as noites dos asmáticos, reduzindo a exposição a alergénicos.


(Protexo)

Das crises respiratórias à utilização regular de um inalador, as dificuldades dos asmáticos são conhecidas da maioria da população. Mas para muitos asmáticos os verdadeiros problemas não ocorrem durante o dia mas sim à noite, roubando-lhes o sono e capacidade de dormir.


(Protexo)

Foi a pensar neste problema que a empresa médica sueca Airsonett criou o Protexo, um engenho para asmáticos que ajuda a reduzir os efeitos nocturnos da asma.


(Protexo)

A Airsonett explica que o ar quente libertado por uma pessoa enquanto dorme acaba por atrair ar frio das redondezas, que chega ao paciente carregado de alergénios captados dos lençóis da cama.


(Protexo)

A empresa testou o Protexo ao longo de um ano. O estudo envolveu 281 sofredores de asma (não fumadores) europeus, que usaram um Protexo ou um dispositivo placebo semelhante.


(Protexo)

No final do estudo, o grupo que utilizava os verdadeiros Protexos teve uma pontuação 14 a 15% superior quando avaliou a sua própria qualidade de vida, assim como demonstrou caídas significativas nos sinais de inflamação.

Ar filtrado para afastar partículas alergénicas

O Protexo aplica um tratamento conhecido por TLA (Temperature controlled Laminar Airflow treatment), que emite uma brisa gentil de ar filtrado na direcção da pessoa.

Este ar é apenas ligeiramente mais frio do que a temperatura ambiente e por ser filtrado não causa problemas aos asmáticos, servindo-lhes até como um escudo contra as partículas alergénicas que possam existir no quarto.

De momento ainda não existe qualquer informação sobre o preço ou disponibilidade deste dispositivo no site da Airsonett, mas já pode ser consultado o estudo, brochuras e todo o tipo de informações sobre este dispositivo e tratamento.

Expresso online
Carlos Afonso Monteiro
29 de Novembro de 2011

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...