55: Meningite: Investigadores mais perto de descobrir vacina

 

Tipo prevalecente na Europa e EUA

Fotografia © José Carlos Prata

Um grupo de investigadores de uma universidade australiana afirma estar mais perto de desenvolver uma vacina contra um tipo de meningite, que ataca maioritariamente na Europa e na América do Norte e mata anualmente centenas de pessoas.

Testes feitos em adolescentes na Austrália, Polónia e Espanha demonstraram que estes desenvolviam imunidade sem grandes efeitos secundários, de acordo com um estudo publicado na revista médica “The Lancet Infectious Diseases”.

Depois de lhes ser administrada a vacina, os membros do grupo de teste geraram anticorpos que são activos contra 90 por cento das estirpes de meningite do grupo B, que afectam os Estados Unidos e a Europa.

“Os dados sugerem que esta vacina é uma promissora e amplamente protectora da doença meningocócica do subgrupo B”, afirmou o primeiro autor do estudo, Peter Richmond, da Escola de Pediatria e Saúde da Criança da Universidade do Oeste da Austrália.

A meningite, uma inflamação das películas que envolvem o cérebro e a espinal medula, atinge sobretudo adolescentes e tem uma taxa de mortalidade entre os cinco e os 14 por cento.

Muitos dos que sobrevivem à doença ficam com danos neurológicos permanentes e perda de audição.

Há vacinas contra os tipos A e C de meningite, mas nenhuma delas é eficaz contra as estirpes do subgrupo B, prevalecentes maioritariamente em países industrializados.

“Os resultados demonstraram que três doses produziram uma resposta imunitária, o que indica protecção, em 80 a 100 por cento dos adolescentes”, refere um comunicado.

Os autores da investigação referiram que irão realizar mais testes para determinar a duração da protecção dada pela vacina.

“Se testes adicionais mostrarem imunogenicidade (a capacidade de produzir uma resposta imunitária) e tolerabilidade, esta vacina pode ajudar a reduzir a carga global da doença meningocócica invasiva”.

In Diário de Notícias online
por lusa
08/05/2012

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...