A Junta de Freguesia de Matosinhos vai acompanhar, em tempo real, através de GPS e GSM, os movimentos dos doentes de Alzheimer da região, para combater o número de idosos que são encontrados perdidos nas ruas.
Segundo um comunicado enviado esta sexta-feira à Agência Lusa, o projecto de apoio social tem como objectivo acompanhar e localizar os doentes com esta patologia que, por vezes, são encontrados nas ruas da cidade e não conseguem regressar, sozinhos, a casa.
“Este projecto surge porque muitos idosos com esta patologia são encontrados nas ruas de Matosinhos, não conseguindo identificar a sua habitação e, por vezes, sem qualquer tipo de documento que os identifique, dificultando o seu retorno à família”, pode ler-se no documento.
O projecto, que pretende também ser uma “sugestão inovadora para todo o país”, é apresentado no dia 30 de Março, pelas 11horas, em Matosinhos.
In Jornal de Notícias online
09/03/2012
Publicado às 17.06
[Nota] – Pena que esta acção seja, por enquanto, remetida apenas a Matosinhos. Dada a gravidade da situação, o Estado tinha por obrigação e dever estender este tipo de “vigilância” a todo o País! Porque os doentes de Alzheimer não residem apenas em Matosinhos mas encontram-se espalhados, infelizmente, por todo o Portugal!
