1527: Moderna anuncia para 2023 vacina única contra a gripe e covid-19

SAÚDE PÚBLICA/PANDEMIA/COVID-19/GRIPE/VACINAS

A farmacêutica norte-americana está também a desenvolver uma vacina para combater a variante Ómicron.

A Moderna espera lançar até finais de 2023 uma vacina única anual que combate ao mesmo tempo a gripe e a covid-19. O anúncio foi feito na segunda-feira por Stephane Bancel, presidente executivo da farmacêutica norte-americana.

“Trata-se de uma dose única de reforço anual para que as pessoas evitem ter de vacinar-se duas ou três vezes em cada inverno”, afirmou Bancel, adiantando que espera que o fármaco possa ser comercializado em finais de 2023 e que servirá ao mesmo tempo para combater a gripe e a covid-19.

O presidente executivo da Moderna revelou ainda que a farmacêutica está a trabalhar desde Novembro no desenvolvimento de uma vacina de dose única para combater a variante Ómicron. “Esperamos poder entregar todos os dados ao regulador em Março para depois determinarmos os próximos passos a dar”, adiantou.

Em Novembro, numa entrevista ao jornal Financial Times, Stephane Bancel afirmou que os dados sobre a eficácia das vacinais contra a nova variante iriam estar disponíveis em semanas, mas afirmou que os cientistas não estavam optimistas. “Todos os cientistas com quem conversei… sentem que isto não vai ser bom'”, disse.

Na altura, o CEO da Moderna já afirmava ao Financial Times que poderia acontecer uma “queda considerável” na eficácia das vacinas actuais contra a variante Ómicron.

Diário de Notícias
DN
18 Janeiro 2022 — 08:31

© ® inforgom.pt e apokalypsus.com são domínios registados por F. Gomes

 

Please follow and like us: