Virologista conselheiro de Von der Leyen prevê “explosão de casos” a cada inverno

SAÚDE PÚBLICA/PANDEMIA/COVID-19

Para o assessor da presidente da Comissão Europeia em questões relacionadas com covid-19, será necessário tomar medidas para convivermos com o vírus SARS-CoV-2 no futuro, como a possibilidade de uma campanha anual de vacinação.

© EPA/FOCKE STRANGMANN

O virologista belga Peter Piot, um dos cientistas que descobriu o vírus ébola em 1976, e especialista na investigação do VIH, considera que a pandemia está a entrar numa “nova fase” com a variante Ómicron, “muito mais transmissível”, mas que causa doença menos grave. Este especialista, conselheiro da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, prevê que a cada inverno haja uma “explosão de casos” da doença e que é necessário tomar medidas para viver com o SARS-CoV-2.

“Quando dizemos que o vírus será endémico, ou seja, que estará em quase todos os lugares, mas com menos risco, acredito que a cada inverno teremos uma explosão de infecções”, considerou o especialista em entrevista à estação de televisão belga RTL.

Tendo em conta este cenário, Peter Piot considera inevitável a necessidade de tomar medidas, incluindo a vacinação anual contra a infecção. Para o especialista, é preciso promover um debate para “reflectir sobre como organizar as nossas sociedades e vidas para conviver com a covid-19 de uma maneira totalmente diferente” em relação ao que fazemos actualmente.

O virologista sublinhou que “a vacinação vai continuar a ser uma defesa básica porque protege os mais vulneráveis”. “Protege-nos da hospitalização e dos cuidados intensivos”, reforçou Peter Piot.

O especialista referiu que “provavelmente” vai ser necessário a vacinação anual contra a covid-19, a cada inverno, como acontece no caso da gripe, explicou.

Questionado sobre se vamos continuar a usar máscara no inverno e a manter a distância social nos próximos anos, o virologista afirmou que “estaremos entre os dois”. Deu o exemplo do Japão, onde o uso da máscara está enraizado sempre que uma pessoa apresenta sintomas de uma constipação. Disse, no entanto, não acreditar que o mundo irá enfrentar um novo confinamento, mas garantiu: “vou continuar a usar máscaras”.

Diário de Notícias
DN
17 Janeiro 2022 — 10:09

© ® inforgom.pt e apokalypsus.com são domínios registados por F. Gomes

 

Please follow and like us: