22: Homenagem ao Senhor Capitão de Artilharia Luís Ascensão Esteves

5.00 avg. rating (93% score) - 1 vote

Chefe da Secretaria da CCS do Batalhão de Caçadores 2834, tive a Honra de servir sob as ordens dele, na altura com o posto de Tenente, entretanto já falecido, e que demonstrou sempre respeito, amizade e uma enorme camaradagem como Oficial, para com os subordinados que com ele trabalharam diariamente durante a Comissão de Serviço na ex-colónia da Guiné-Bissau de Janeiro de 68 a Novembro de 69.

Recebi hoje um e-mail do seu Filho que bastante me emocionou, não só com o texto mas com o envio de uma fotografia do seu Pai com o 1º. Cabo Escriturário Luís Neto, também um dos camaradas que trabalhou comigo e com o Senhor Capitão (Tenente) naquela CCS do BCaç.2834.

Aqui fica mais uma lembrança dessa época:

13: Falecimento de um Oficial do B.CAÇ.2834

1.00 avg. rating (53% score) - 1 vote

Um grande Oficial, humano, camarada, sempre disposto a ajudar os seus subordinados, de uma franqueza simples e directa, não existem palavras para descrever a personalidade e a pessoa do então Tenente do Serviço Geral do Exército, Arma de Artilharia, Luís de Ascenção Esteves, Chefe da Secretaria da CCS (Companhia de Comando e Serviços) do Batalhão de Caçadores 2834 da qual fazia parte, sendo meu Chefe directo.

Anos depois da desmobilização (1969), na companhia do camarada Luís Faustino Neto, deslocámo-nos à Carregueira onde ele se encontrava a prestar serviço já com o posto de Capitão. Foi bom relembrar os tempos (maus e bons) que passámos nesta Comissão, as peripécias ocorridas e depois disso nunca mais tive contacto com ele dado que entretanto mudei de residência e “desapareceram”, na mudança, duas caixas que continham agendas com contactos, livros, cassetes de vídeo, filmes, slides da Guiné, etc.

Resolvi esta semana encetar esforços no sentido de tentar localizá-lo, contactando o Arquivo Geral do Exército, o Comando de Pessoal, o Arquivo Histórico Militar mas ninguém conseguia achar a ficha do nosso Capitão por não se encontrar na base de dados militar.

Contudo e com a ajuda fantástica do senhor Sargento-Ajudante Valverde, do Comando de Pessoal, hoje e finalmente foi-me dada a notícia (triste) que o nosso (Ten.) Capitão Esteves tinha falecido em 29 de Setembro de 2012 com 92 anos.

Na impossibilidade de contactar a Família, por desconhecer o seu paradeiro ou contactos, aqui ficam os meus votos de muito pesar pelo falecimento deste Oficial que sempre respeitou os seus subordinados, com uma atitude digna de um autêntico cavalheiro, não esquecendo a componente militar.

Paz à alma do Senhor Capitão Luís de Ascenção Esteves

guine0019ten-luisascencaoesteves

Foi ele que concebeu e desenhou a heráldica do nosso Batalhão

bandeira

qr code generator