Out 08
2012

“Dragon” já partiu para a Estação Espacial Internacional

Missão de Abastecimento

Fotografia © Michael Brown/Reuters

A cápsula espacial não tripulada “Dragon”, da empresa norte-americana privada SpaceX, partiu hoje numa missão de abastecimento para a Estação Espacial Internacional, segundo imagens em directo transmitidas pela televisão da NASA.

O lançamento foi efectuado a partir de Cap Canaveral, na Florida, às 20:35 de domingo (01:35 de segunda-feira em Lisboa).

A “Dragon” deverá chegar à Estação Espacial Internacional na próxima quarta-feira e voltar à Terra no dia 28 de Outubro.

Esta será a segunda visita da “Dragon” à Estação Espacial Internacional depois do lançamento realizado com sucesso a 22 de maio na Florida, pelo foguetão “Falcon 9”.

A NASA encerrou no fim do ano passado, após três décadas, o seu programa de vaivéns espaciais, que sustentou a construção, abastecimento e troca de tripulações na EEI, um projecto superior a 1.000 milhões de dólares (cerca de 1.300 milhões de euros), no qual participaram 16 nações.

A empresa SpaceX, com sede em Hawthorne (Califórnia), recebeu um contrato de 1.600 milhões de dólares do programa de Serviços de Transportes de Órbita Comerciais (COTS, em inglês) da NASA, para o fabrico da cápsula Dragon e 12 missões de aprovisionamento da EEI, uma vez que se completaram os voos de ensaio.

A NASA também concedeu contratos à empresa à “Orbital Sciences Corp.”, en Dulles (Virgínia), para o fabrico de uma nave capaz de transportar materiais para a EEI, como parte de um plano para contratar os serviços do sector privado para este tipo de missões.

Tanto a NASA como a SpaceX esperam que a cápsula não tripulada possa servir para o envio de alimentos, água e outros materiais para a EEI. A SpaceX espera, além disso, que no futuro possa também transportar astronautas a bordo do Dragon.

In Diário de Notícias online
por Lusa, publicado por Graciosa Silva

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter
This entry was posted in cápsula dragon, Dragon, EEI, EUA, imagens, informação, missão espacial, NASA, spaceX and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.