Set 15
2011

>Detectado planeta em região “habitável” fora do sistema solar

>

Astronomia
A descoberta de um planeta numa região considerada “habitável”, pela distância a que se encontra da sua estrela, está a entusiasmar a comunidade científica
Os cientistas do Observatório Europeu do Sul anunciaram na segunda-feira a descoberta de 50 novos planetas, um dos quais, a 36 milhões de anos-luz da Terra, e com uma massa 3,6 vezes superior à do nosso planeta, poderá ter condições para a vida.
O planeta, o HD 85512 b, orbita uma estrela da constelação de Vela, em relação à qual se situa numa região considerada “habitável”, com temperaturas à superfície entre os 30 e os 50 graus centígrados e muita humidade.
A descoberta foi revelada na conferência internacional Extreme Solar Systems II, a decorrer nos Estados Unidos e que reúne cerca de 350 peritos em exoplanetas, incluindo o português Nuno Cardoso Santos, que é investigador do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.
Entre os exoplanetas descobertos encontram-se 16 novas super terras (planetas cuja massa é 1 a 10 vezes a da Terra).
12:00 Quarta feira, 14 de Set de 2011
Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter
This entry was posted in habitável, planetas, Terra. Bookmark the permalink.

Comments are closed.