Ago 30
2017

Asteróide de 4,35 km de diâmetro vai passar “perto” da Terra

Florence’ vai passar sexta-feira a cerca de sete milhões de quilómetros, sendo o maior objecto a passar tão perto da Terra desde que a NASA começou a seguir os asteróides, nos anos noventa.

O asteroide Florence, cujo diâmetro médio é de 4,35 quilómetros e é considerado “potencialmente perigoso” por causa da sua órbita e do seu tamanho, passará a cerca de sete milhões de quilómetros da Terra na sexta-feira.

O Florence, batizado em homenagem à enfermeira Florence Nightingale, foi descoberto em março de 1981 pelo astrónomo norte-americano Schelte Bus, a partir do Observatório Siding Spring, na Austrália. Será o maior objeto a passar tão perto da Terra desde que a agência espacial norte-americana (NASA) começou a seguir estes eventos, na década de 1990.

“Apesar de muitos asteróides conhecidos já terem passado mais perto da Terra do que o Florence, estima-se que todos eles fossem mais pequenos”, disse o director do Centro para o Estudo dos Objectos Próximos da Terra da NASA, Paul Chodas, citado num comunicado..

No início deste ano, um asteróide de três metros passou a uma altitude de apenas 14 mil quilómetros – há satélites geostacionários mais afastados da Terra – sendo detectado apenas seis horas antes. O Florence será mais visível que o 2014 JO25, que tinha um diâmetro de 650 metros, e que passou a 1,8 milhões de quilómetros do nosso planeta. Será visível com recurso a pequenos telescópios ao longo de várias noites, atravessando as constelações de Piscis Austrinus, Capricornus, Aquarius e Delphinus.

O “encontro” de 2017 é o mais próximo do Florence desde 1890, devendo regressar antes de Outubro 2024, mas esta sexta-feira será o mais próximo que estará até depois do ano de 2500.

Diário de Notícias
30 DE AGOSTO DE 2017
09:52
DN

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter
This entry was posted in asteróides, imagens, informação, Terra and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.