Mai 04
2017

968: Há um sistema solar semelhante ao nosso a apenas 10 anos-luz da Terra

Ilustração dos detritos em torno da estrela Epsilon Eridani NASA / SOFIA / Lynette Cook

O Observatório Estratosférico da NASA para Astronomia Infravermelha (SOFIA), concluiu recentemente um estudo detalhado de um sistema planetário próximo que é notavelmente semelhante ao nosso sistema solar.

Localizado no hemisfério sul da constelação Eridanus, “apenas” a 10,5 anos-luz de distância da Terra, este novo sistema solar organiza-se em torno da estrela Epsilon Eridani, que está a ser descrita como uma versão mais jovem do sol.

“Esta estrela hospeda um sistema planetário que está actualmente a passar pelos mesmo processos cataclísmicos que aconteceram com o nosso sistema solar no início da sua existência”, explicou o cientista Massimo Marengo, um dos autores do estudo publicado no Astronomical Journal.

Estudos anteriores indicam que a estrela Epsilon Eridani tem um disco de detritos – o nome que os astrónomos dão ao material que ainda está em órbita após a construção planetária ter terminado.

Os detritos podem assumir a forma de gás e poeira, bem como pequenos corpos rochosos e gelados. Podem estar concentrados em cintos de detritos, semelhante ao cinturão de asteróides do sistema solar e ao cinturão de Kuiper – a região para lá de Neptuno, onde residem centenas de milhares de objetos rochosos.

Com as novas imagens do SOFIA, Kate Su da Universidade do Arizona e sua equipa foram capazes de distinguir entre dois modelos teóricos da localização de detritos quentes, como poeira e gás. Estes modelos foram baseados em dados anteriores obtidos com o telescópio espacial Spitzer da NASA.

Segundo os cientistas, os detritos estão localizado em dois anéis estreitos, que correspondem respetivamente às posições do cinturão de asteróides e à órbita de Úrano no nosso sistema solar.

Além disso, medições cuidadas do movimento de Epsilon Eridani indicam que um planeta com quase a mesma massa como Júpiter circunda a estrela a uma distância comparável à distância de Júpiter do Sol.

ZAP //
04.05.2017

android7Nugat300 0-android_marshmallow_240

jn11022013

qr code generator



1-portugal QRCode

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter
This entry was posted in descobertas, imagens, informação, missão espacial, NASA, sistema solar and tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.