Jan 23
2017

957: China prepara missão à Lua para recolher amostras do solo

Imagem captada pela sonda Chang E-3 na superfície da Lua | Chinese Academy of Sciences / China National Space Administration

Chang E-5 tem lançamento previsto para Novembro e será a primeira do programa lunar chinês com regresso previsto à Terra

A China pretende lançar no final de Novembro uma nova sonda lunar, a Chang E-5, a primeira cuja missão é de ida e volta para a Terra, segundo informou a Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (CASC), citada pela imprensa oficial.

O objectivo desta missão não tripulada é recolher amostras do solo lunar, no que será mais um importante passo no programa da China para a Lua que inclui a possibilidade de instalação ali de uma base autónoma dentro de década e meia.

A Chang E-5 é composta por quatro módulos (de órbita, retorno, alunagem e ascensão), com um peso total de 8,2 toneladas e partirá desde o centro espacial Wenchang, situado na província insular de Hainan (sul do país).

A missão terá três fases: órbita em redor da lua, aterragem e regresso, e acontece quatro anos depois da última missão de uma sonda chinesa à Lua, e que deixou de funcionar em Agosto do ano passado.

Após recolher amostras, o módulo que aterrará na superfície lunar irá depositá-las numa cápsula que regressará à terra.

A Chang E-5 será a quarta missão lunar da China, que está a preparar uma quinta, para 2018, com o nome Chang E 4 e destinada ao lado oculto da Lua.

Rússia e Estados Unidos enviaram várias missões à lua desde a década de 1960, mas a última alunagem – antes da viagem da Chang E-3 – foi realizada em 1976, pela então União Soviética.
O programa de exploração lunar chinês Chang E, nome de uma deusa que segundo uma lenda do país vive na Lua, lançou os seus primeiros dois satélites terrestres em 2007 e 2010.

O programa espacial chinês iniciou-se há duas décadas e hoje dispõe de foguetões, taikonautas e uma estação espacial próprios, além de planos para a instalação de uma base autónoma na Lua.

Diário de Notícias
23 DE JANEIRO DE 2017 | 08:12
DN/Lusa

android7Nugat300 0-android_marshmallow_240

jn11022013

qr code generator



1-portugal QRCode

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter
This entry was posted in China, imagens, informação, Lua, missão espacial and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.