Dez 04
2016

950: Nave de carga desintegra-se a caminho da Estação Espacial

EPA/YURI KOCHETKOV

EPA/YURI KOCHETKOV

A maior parte dos fragmentos da nave foram consumidos na densa atmosfera sobre uma zona remota, montanhosa e sem população da República de Tyva, diz a Roscosmos

A agência espacial russa anunciou hoje que perdeu o contacto com uma nave de carga não tripulada que ia reabastecer a Estação Espacial Internacional, logo após ter sido lançada do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. A Roscosmos diz que a nave se desintegrou poucos minutos depois do lançamento.

“Perdemos o contacto 383 segundos após a descolagem do lançador Soyuz com a nave espacial de carga Progress MS-04”, anunciou a Roscosmos num comunicado, acrescentando que os especialistas estão a tentar perceber a origem do problema.

Vídeo tirado do Youtube dado que o DN nunca dá hipótese de partilhar.

“Segundo informação preliminar, a contingência ocorreu a uma altitude de 190 km sobre uma zona remota, montanhosa e sem população da República de Tyva. A maior parte dos fragmentos da nave foi consumida na densa atmosfera.”

A Progress MS-04, que transportava uma carga de cerca de 2,4 toneladas de água, alimentação, combustível e equipamento para a Estação Espacial Internacional (EEI) tinha chegada prevista para as 16:43 GMT de sábado (mesma hora em Lisboa).

Em Abril de 2015, a perda de uma nave Progress provocou uma profunda crise na indústria espacial russa, levando a Rússia a suspender todos os seus voos espaciais durante cerca de três meses.

A nave de carga perdeu o contacto com a Terra antes de se desintegrar na atmosfera. O falhanço, que os russos atribuíram a uma avaria no lançador Soyuz, obrigou um grupo de astronautas a passar mais um mês a bordo da estação de pesquisa espacial.

A actual equipa da EEI é constituída pelo francês Thomas Pesquet, os norte-americanos Peggy Whitson e Shane Kimbroughet, bem como os russos Oleg Novitski, Serguei Ryjikov e Andrei Borissenko.

Diário de Notícias
01 DE DEZEMBRO DE 2016 | 18:10
DN/Lusa

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter
This entry was posted in destroços, destruição, EEI, imagens, informação, missão espacial, NASA, Terra, vídeos and tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.