Nov 02
2016

946: Não deve desperdiçar a próxima Super Lua. Saiba porquê

© Global Imagens

© Global Imagens

Super Luas há muitas. Só neste outono são três ao todo. Mas há quase 70 anos que não havia uma tão brilhante como a que vai acontecer a 14 de Novembro.

Segundo as contas feitas pelo El Mundo, a lua nunca esteve tão próxima da terra desde 1948. Neste 14 de Novembro, vamos poder vê-la 14% maior e 30% mais luminosa. Ela só voltará a estar tão próxima da terra em 2034.

Mas se, por alguma razão, não conseguir presenciar o fenómeno, não desanime. Como lembra o Observatório Astronómico de Lisboa, neste outono todas as luas cheias são super luas. A primeira foi a 16 de Outubro, a próxima vai ser a 14 de Novembro e a de Dezembro calha também no dia 14.

Mas o que é afinal uma Super Lua? O Observatório explica: “Fala-se em Super Lua sempre que o instante de Lua Cheia ocorre quando a Lua está a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu da sua órbita. Em termos temporais, isto significa que a diferença entre os instantes de Lua Cheia e do perigeu é menor do que 1 dia e 8 horas. Segundo esta definição é possível ocorrer uma Super Lua frequentemente, mas nem todas terão o mesmo tamanho e brilho aparentes”.

Uma vez que a lua fica próxima do horizonte, parece maior. Mas isso… é apenas uma ilusão de óptica.

MSN Notícias
TSF
Barbara Baldaia
02/11/2016
android7Nugat300

0-android_marshmallow_240lollipop5.1 Android-4.4.4-KitKat

0-cyanogenmod_lolli511 jn11022013

qr code generator



1-portugal QRCode

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter
This entry was posted in imagens, informação, superlua, Terra and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.