Jul 05
2016

Com a sonda “Juno”, entrámos na órbita de Júpiter. É histórico, mas “a diversão começa agora”

Foi uma viagem de cinco anos. Com esta missão, a NASA espera perceber as origens do maior planeta do sistema solar.


AO VIVO: Sonda Juno chega a Júpiter

NASA JUNO / Jupiter Real Time Simulation : Now In Elliptical Orbit – sit back enjoy the ride

Ao fim de cinco anos de viagem, a sonda “Juno” entrou esta terça-feira de madrugada na órbita de Júpiter. Eram 4h53 (hora de Lisboa) quando foi capturada, conforme previsto, pela gravidade do planeta.

“Estamos lá. Estamos em órbita. Conquistámos Júpiter”, afirmou o cientista que lidera a missão, Scott Bolton, aos jornalistas. “A diversão começa agora”, acrescentou.

Deslocando-se a uma velocidade de mais de 130 mil milhas por hora (209.200 quilómetros por hora), a sonda fez a aproximação a norte, mostrando uma perspectiva inédita do sistema de Júpiter, incluindo as quatro grandes luas.

Nos próximos três meses, “Juno” vai colocar-se em posição para começar a estudar o que está por baixo das densas nuvens do maior planeta do sistema solar e mapear os seus gigantescos campos magnéticos.

Segundo a agência espacial norte-americana, NASA, o principal objectivo da missão é entender a origem e a evolução do chamado planeta “rei”. Isto, porque as origens de Júpiter influenciaram o desenvolvimento e a posição do resto dos planetas, incluindo o planeta Terra e a evolução da vida.

“A questão que acompanha toda a minha vida e a que espero agora poder responder é: ‘Como é que chegámos até aqui?’ Saber isto é realmente importante para mim”, afirmou Bolton.

A missão deverá terminar a 20 de Fevereiro de 2018, data prevista para o embate da sonda com Júpiter.

Rádio Renascença
05 Jul, 2016 – 06:29

Juno Captures the “Roar” of Jupiter

android7Nugat300

0-android_marshmallow_240lollipop5.1 Android-4.4.4-KitKat

0-cyanogenmod_lolli511 jn11022013

qr code generator



1-portugal QRCode

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter
This entry was posted in imagens, informação, Juno, Júpiter, missão espacial, NASA, sondas, vídeos, YouTube and tagged , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.