Mai 15
2016

875: Esqueça tudo o que sabe: a Terra são dois planetas

© Fornecido por Notícias ao Minuto

© Fornecido por Notícias ao Minuto

Há 4,5 mil milhões de anos, um ‘planeta embrião’ chamado Theia teria colidido com a Terra, levando à formação da Lua. Esta é uma hipótese que já existia, mas havia novos contornos.

Uma equipe de investigação financiada pela NASA acredita que a Terra não levou apenas um ‘choque lateral’ de Theia, como muitos acreditam, mas poderia ter sido atingida ‘de frente’ e absorvido grande parte do planeta. Isto significa que, segundo o estudo, a Terra é feita da fusão de dois planetas: Terra e Theia.

Para provar esta hipótese, foram comparadas as assinaturas químicas das rochas da Lua com as rochas vulcânicas do Hawai e do Arizona. Se a Terra e Theia tiveram apenas um ‘pequeno toque’, como a anterior hipótese sugeria, então a Lua seria feita, em grande parte, de Theia e teria uma estrutura química da Terra.

No entanto, não é isso que se apresenta: “não vemos nenhuma diferença entre os isótopos de oxigénio da Terra e da Lua; são indistinguíveis”. Os cientistas acreditam que a Terra teria recebido um impacto directo de Theia e que isso teria levado à criação do planeta.

MSN notícias
05/02/2016

0-android_logo350 01-sig

0-android_marshmallow_240lollipop5.1 Android-4.4.4-KitKat

0-cyanogenmod_lolli511 jn11022013

qr code generator



1-portugal QRCode

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter
This entry was posted in imagens, informação, Terra and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.