Jun 23
2015

Maior tempestade solar da década cria auroras boreais “espetaculares”

Fotografia © Scott Kelly | NASA | Via Twitter

Fotografia © Scott Kelly | NASA | Via Twitter

Veja as fotos tiradas da Estação Espacial Internacional. “Nunca vi isto antes”, escreveu Scott Kelly, astronauta.

A tempestade solar que está a decorrer poderá ser a maior desde Setembro de 2005, o que pode resultar em interferências com os sistemas de GPS e com a distribuição eléctrica na Terra, mas também dá azo a auroras boreais “espectaculares”. Os astronautas da Estação Espacial Internacional partilharam fotografias das luzes coloridas vistas por cima dos Estados Unidos.

A tempestade foi marcada por uma grande emissão solar que ocorreu este domingo. O comportamento instável do Sol criou auroras boreais nos céus da Terra, que foram vistas da Estação Espacial Internacional.

“Nunca vi isto antes!” escreveu o astronauta Scott Kelly.

As auroras boreais de cor vermelha são muito raras, e acontecem apenas em alturas de actividade solar muito intensa. As auroras são o resultado da interacção dos ventos solares com o campo magnético da Terra, e vêem-se normalmente em cores que têm um comprimento de onda mais largo, como o roxo, o azul ou o verde.

dn23062015_02De acordo com o jornal britânico The Independent, ainda não houve danos causados por esta tempestade solar.

Jornal Diário de Notícias
por DN.pt
23/06/2015

0-android_logo350 01-sig

lollipop5.1 Android-4.4.4-KitKat

0-logocyanogenKK444_250 jn11022013

qr code generator



1-portugal QRCode

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter
This entry was posted in aurora boreal, Sol, tempestades and tagged , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.