Mai 08
2012

155: Windows 8 só lê DVDs com actualização paga ou software de terceiros

A futura versão do sistema operativo Windows não vai permitir ler DVDs a não ser que os utilizadores façam uma actualização paga do software Media Center ou descarreguem ferramentas de outras empresas

A revelação foi feita pela Microsoft numa mensagem publicada no blogue oficial da empresa dedicado ao Windows 8.

De acordo com a Microsoft, o próximo Windows apenas vai ler DVDs se os utilizadores pagarem para fazer a actualização do software Media Center, que vinha integrado no Windows 7, mas não será uma funcionalidade de raiz do novo Windows.

A alternativa é descarregar programas desenvolvidos por terceiros que permitam aos utilizadores do Windows 8 acederem a conteúdos de DVDs.

Na mensagem agora divulgada a Microsoft justifica a decisão com o facto de considerar que a utilização de DVDs nos computadores tem vindo a diminuir, por isso sairia bastante caro pagar «uma quantia significativa» para o licenciamento de tecnologias para ler aquele tipo de discos.

A Microsoft sublinha contudo que o Windows 8 irá suportar tecnologias de Media on-line, nomeadamente standards como os codecs H.264, VC-1, MP4, AAC, WMA, MP3, PCM e Dolby Digital Plus.

Na mesma mensagem, assinada por Bernando Caldas, membro do Windows Business Group, o responsável acrescenta que «o Windows Media Player vai continuar disponível em todas as edições [do Windows 8], mas sem suporte para DVD. Para a leitura de discos ópticos nos novos dispositivos com Windows 8 vamos confiar nas diversas soluções de qualidade existentes no mercado, que garantem excelentes experiências tanto para DVD como para Blu-ray».

In SOL online
7 de Maio, 2012

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter
This entry was posted in informação, media, microsoft, sistemas operativos, software, windows 8 and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.