Dez 06
2014

703: Orion terminou com sucesso viagem experimental

A NASA acaba de anunciar que o voo experimental da Orion foi concluída com sucesso. A cápsula deu duas voltas ao globo terrestre, a aterragem ocorreu como previsto no Oceano Pacífico.

tsf04122014O voo durou quatro horas e meia. A ‘Orion’, lançada como previsto às 12:05 TMG (mesma hora em Lisboa) da base aérea do Cabo Canaveral, pousou no mar a mil quilómetros das costas mexicanas da península da Baja Califórnia com a ajuda de três enormes para-quedas.

A agência espacial norte-americana (NASA) lançou hoje a cápsula não tripulada “Orion”, primeira nave desde o programa “Apolo” que poderá, no futuro, transportar astronautas além da órbita terrestre e eventualmente a Marte.

O foguetão “Delta IV Heavy”, de dois andares, fabricado pela empresa United Launch Alliance (ULA), com a cápsula de 8,6 toneladas, deixou a base aérea de Cabo Canaveral como previsto às 12:05 TMG (mesma hora em Lisboa).

O lançamento, inicialmente previsto para quinta-feira, foi adiado várias vezes devido à presença de um navio no perímetro de segurança, a ventos fortes e, por último, porque anomalias nas válvulas dos foguetes propulsores não foram resolvidas a tempo de ser aproveitada a janela de lançamento.

Neste ensaio sem tripulação, para analisar os sistemas da cápsula e, em particular, o escudo térmico que a protege, a “Orion” deverá dar duas voltas à Terra a uma distância de 5.793 quilómetros do planeta, 15 vezes mais distante do que o ponto em que se encontra a Estação Espacial Internacional.

No futuro, a mais recente nave espacial da NASA poderá ter Marte como destino.

In TSF online
actualizado em 04/12/2014 às 17:22,
Publicado em 04/12/2014 às 13:52

0-android_logo350 01-sig

Android-4.4.4-KitKat 0-logocyanogenKK444_250

jn11022013 qr code generator



1-portugal QRCode

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter
This entry was posted in cápsulas, imagens, informação, missão espacial, NASA, Orion, Terra, vídeos, YouTube and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.