Out 24
2014

669: Quer testar o Windows 10 antes do lançamento? Nós ensinamos como fazer

softonic001Ficou curioso com todas as notícias sobre o Windows 10 e quer saber o por que de tanta badalação? Pois nós vamos ensinar como instalar a versão de testes do sistema em português brasileiro. Tudo isso sem apagar o Windows actual instalado no seu PC.

Máquina virtual?

Máquina virtual é um programa que simula um computador dentro do seu sistema. Você pode usá-lo para testar outras versões do Windows (por exemplo, XP, Vista etc) ou mesmo outros sistema como Linux e até Mac OS X.

Diferente dos métodos tradicionais, instalar um sistema novo em uma máquina virtual não apaga seus arquivos, programas e configurações.

Neste tutorial, vamos usar o VMware Player, disponível para Windows e Linux. Mas o mesmo pode ser feito no VirtualBox (também disponível para Mac) com etapas bem parecidas.

1 – Baixe o arquivo de instalação do Windows 10

Ao baixar o arquivo de instalação do Windows 10, escolha a opção Baixar arquivos ISO (Get the ISO files em inglês). Depois, clique no link Baixar ao lado da opção Português (Brasil) de 64 bits (x64). O arquivo de download é grande, então prepare-se para esperar um pouco.

Aproveite o tempo para verificar se o seu computador tem espaço livre em disco suficiente para a instalação. Recomendamos pelo menos 60 GB de espaço.

2 – Instale a máquina virtual

Baixe e instale o VMware Player. Os passos são os mesmos de qualquer programa.

Caso o instalador ofereça a opção para reiniciar o computador, espere o download do Windows 10 terminar e então reinicie a máquina.

3 – Crie um novo “computador” no VMware Player

Abra o VMware Player, na tela inicial do programa, clique em Create a New Virtual Machine.

softonic0024 – Indique o arquivo de instalação do Windows

Seleccione a opção Installer disc image file (iso):, clique no botão Browse, vá até a pasta onde o arquivo foi baixado (geralmente a pasta Downloads no topo da coluna esquerda) e depois clique duas vezes no arquivo ISO baixado (WindowsTechnicalPreview-x64-PT-BR.iso).

softonic003Clique em Next para continuar.

5 – Informe Windows 8 como sistema operacional

Na tela seguinte, Select a Guest Operating System, escolha a opção Microsoft Windows e sob Version, a opção Windows 8 x64 (o mais semelhante ao Windows 10). Clique novamente em Next.

softonic0046 – Preencha a chave de produto e nome de usuário

Em Windows product key, preencha com a chave de produto (CD-Key) fornecida pela Microsoft: NKJFK-GPHP7-G8C3J-P6JXR-HQRJR. Nos campos abaixo, digite o nome de usuário em Full name e abaixo digite e confirme a senha de usuário. Siga para o próximo passo clicando em Next.

softonic0057 – Atribua um nome e espaço para gravação de arquivos

Digite nos campos seguintes, o nome da máquina virtual (Windows 10 teste, por exemplo).

Em seguida, no campo Location, indique onde serão gravados os arquivos da máquina, lembre-se de escolher um local com pelo menos 60 GB de espaço livre. Prossiga clicando em Next.

softonic0068 – Defina as configurações de armazenamento

No campo seguinte, siga a recomendação de 60 GB e preencha o número no campo Maximum disk size (GB). E clique na opção Store virtual disk as a single file. Feito isso, clique novamente em Next.

softonic0079 – Revise os ajustes

No último passo antes da instalação, o VMware Player mostra todas as configurações definidas nas telas anteriores. Clique em Finish para iniciar o instalador do Windows.

10 – Instale o Windows como se estivesse em um PC normal

Na primeira tela, após a máquina virtual “ligar”, escolha o idioma, formato de hora e moeda e teclado do computador. Depois clique em Avançar. Na tela seguinte clique em Instalar agora.

softonic00811 – Concorde com os termos de licença e instale de verdade

No início da instalação, leia os termos de licença, aceite clicando Aceito os termos de licença e clique em Avançar.

Depois clique em Personalizada: instalar apenas o Windows, já que não estamos actualizando um computador.

Na tela seguinte, que mostra o disco criado no passo 8, clique no disco de 60 GB e depois em Avançar.

12 – Configure o Windows 10 Technical Preview

O computador virtual vai reiniciar e já ligará no Windows 10, mas antes, alguns últimos ajustes.

Na primeira tela clique em Usar configurações expressas.

Na tela seguinte, Entrar na conta da Microsoft, preencha seu usuário e senha da conta Microsoft – antigo Passport ou Live, ou a mesma combinação de usuário e senha do Messenger, Skype, Xbox, Hotmail, Outlook ou Windows Phone.

Caso não tenha uma conta, ou não queira sincronizar seus dados, clique no link Criar uma nova conta. Preencha os dados e depois clique em Avançar.

Um truque pouco divulgado nesta tela é que você pode usar o Windows 10 sem ter ou criar uma conta da Microsoft, para isso, clique no link Entrar sem uma conta da Microsoft, neste caso você precisará informar um nome de usuário e senha e depois clicar em Concluir.

13 – Inicie e teste o Windows 10

O instalador tentará reinstalar apps já comprados na conta, caso tenha usado uma conta da Microsoft, logo depois mostrará a área de trabalho.

softonic009Você poderá testar os recursos do sistema livremente, mas lembre-se que os recursos disponíveis podem ser removidos ou alterados.

Outra coisa importante é que o Windows 10 Technical Preview expira no dia 15 de Abril de 2015. É provável que a Microsoft lance outra versão de testes até lá, mas é bom não contar com isso.

softonic01014 – Não gostei, quero desinstalar

Caso já tenha se cansado do Windows 10 ou por qualquer motivo queira desinstalar o sistema, basta abrir o VMware Player e depois clicar com o botão direito na máquina virtual e depois na opção Delete VM from disk.

In Softonic
Rubens Eishima
Outubro 23, 2014

0-android_logo350 01-sig

Android-4.4.4-KitKat 0-logocyanogenKK444_250

jn11022013 qr code generator



1-portugal QRCode

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter
This entry was posted in imagens, informação, instalação, sistemas operativos, Softonic, software, testes, Windows 10 Technical Preview and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to 669: Quer testar o Windows 10 antes do lançamento? Nós ensinamos como fazer

  1. O texto encontra-se em brasileiro.