Jul 30
2014

611: Buraco negro supermassivo está a sufocar o nascimento de estrelas (vídeo)

A galáxia Messier 106 é uma galáxia em espiral, tal como a nossa Via Láctea, mas com uma diferença: o buraco negro supermassivo no seu centro é tão poderoso que as ondas de choque da sua ação estão a criar dois braços que intersectam a galáxia em ângulo, em vez de se alinharem com o resto do disco.

A galáxia Messier 106, também conhecida como NGC 4258, encontra-se a cerca de 23 milhões de anos-luz da Terra. Os dois braços são visíveis em grande parte do espectro, desde as ondas de rádio até às ondas de luz visível, passando pelos infravermelhos.

X-ray:NASA/CXC/Caltech/P.Ogle et al; Optical: NASA/STScI; IR: NASA/JPL-Caltech; Radio: NSF/NRAO/VLA Galáxia Messier 106

X-ray:NASA/CXC/Caltech/P.Ogle et al; Optical: NASA/STScI; IR: NASA/JPL-Caltech; Radio: NSF/NRAO/VLA
Galáxia Messier 106

A NASA publicou recentemente esta imagem composta da galáxia, onde foram combinados os dados recolhidos por três telescópios da NASA e por um telescópio da Fundação de Ciência Nacional (NSF) dos EUA. A azul estão representados os raios-X capturados pelo Chandra X-Ray Observatory, a roxo as ondas de rádio capturadas pelo Karl Janksy Very Large Array do NSF, a amarelo e azul está representado o espectro de luz visível capturado pelo telescópio Hubble, e a vermelho a luz infravermelha capturada pelo telescópio Spitzer.

A imagem em raio-X revela que muito do gás que estaria originalmente no centro da galáxia está a ser aquecido até aos milhões de graus e a ser ejetado para o exterior da galáxia pela ação do buraco negro, formando os dois braços anómalos. Esta ejecção de gás sufoca o nascimento de novas estrelas, já que o gás é essencial para a sua formação no centro da galáxia. A formação de novas estrelas está a levar dez vezes mais tempo na Messier 106 do que na Via Láctea.

In TSF online
Ana António
30/07/2014 | 15:34

0-android_logo350 01-sig

Android-4.4.4-KitKat 0-logocyanogenKK444_250

jn11022013 qr code generator



1-portugal QRCode

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter
This entry was posted in buracos negros, galáxias, imagens, informação, vídeos, YouTube and tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.