Mar 10
2014

543: Venda de tablets em Portugal cresceu 91%

 

IDC prevê que procura abrande, mas aponta para um crescimento de dois dígitos nos próximos três anos.

pub10032014

Um tablet a ser usado numa escola em Portugal
Daniel Rocha

O envio de tablets para o retalho em Portugal rondou em 2013 as 700 mil unidades, de acordo com a analista IDC. O valor representa um crescimento de 90,9% em relação a 2012.

Segundo uma nota da analista, divulgada nesta segunda-feira, o crescimento da procura de tablets vai abrandar, mas “deverá manter-se em dois dígitos nos próximos três anos”. A IDC prevê ainda que a adopção destes aparelhos por parte de empresas “vai conferir um novo fôlego [às vendas] no segundo semestre e seguintes”.

“A adopção acelerada de tablets tem tido um impacto significativo no modo como consumidores e organizações utilizam os seus equipamentos computacionais. As fronteiras entre o espaço privado e profissional têm vindo a esbater-se e os novos equipamentos suportam uma crescente versatilidade, abrem novos cenários de utilização e novas oportunidades de crescimento para a indústria”, afirmou o director geral da IDC Portugal, Gabriel Coimbra.

Já o mercado de PC, que tem vindo a contrair-se significativamente, caiu 2% no último trimestre de 2013, com a queda do lado dos consumidores a não ser compensada pelo aumento de 13,4% no mercado empresarial.

Em termos de unidades, os smartphones são, entre os aparelhos com capacidade de ligação à Internet (aquilo a que a IDC chama “equipamentos inteligentes conectados”), os que mais vendem: no mercado português, foram postos à venda 4,12 milhões de aparelhos, dos quais mais 600 mil só no último trimestre. O ano passado foi aquele em que, tanto em Portugal como no resto do mundo, os smartphones ultrapassaram os telemóveis convencionais. Face a 2012, os smartphones cresceram 20,6%.

O líder do mercado dos tablets é a Samsung. Seguem-se a Apple, a Acer, a Asus e a espanhola bq. Nos computadores, o primeiro lugar voltou para a HP, que é seguida pela Asus, Toshiba, Acer e Samsung. Nos smartphones, a líder é novamente a sul-coreana Samsung, à frente da LG, Apple e Sony.

Somando todos os tipos de aparelhos, a Samsung surge na dianteira, com uma quota de mercado de 20,9% no quarto trimestre do ano passado, muito abaixo da fatia de 30,2% que tinha no ano anterior. A Apple tem uma quota de mercado de 12,9% e a Asus de 10%. Em quarto lugar está a LG (com 7,6%) e, em quinto, a TMN, cujos equipamentos de marca própria representaram 6,2% do total.

In Público online
João Pedro Pereira
10/03/2014 – 19:05

 

0-android_logo3500-android_jelly_bean43_logo300

AndroidKitKat4-4-2_300 0-logocyanogenMod11_250

jn11022013 qr code generator



1-portugal01-sig

QRCode

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter
This entry was posted in imagens, informação, Portugal, Tablets, vendas and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.