Fev 25
2014

532: Este é o smartphone mais barato do mundo

 

A Mozilla está a mostrar no Mobile World Congress de Barcelona um smartphone 2,5G que custará cerca de 20 euros

Mozilla desafia o mercado com Firefox OS D.R.

Mozilla desafia o mercado com Firefox OS
D.R.

No meio de dezenas de fabricantes que lutam entre si para se diferenciarem no mundo Android, há uma raposa que tomou o mercado de surpresa em Barcelona. A Mozilla, organização sem fins lucrativos que criou o navegador Firefox, acaba de mostrar um smartphone de 20 euros.

Sim, um smartphone. Este que vemos na foto “é um protótipo”, explicou-nos uma das porta-vozes da Mozilla presentes no Mobile World Congress. O software e o processador já são os finais, mas o exterior pode sofrer alterações e a empresa não diz quem serão os fabricantes do hardware – até porque a ideia é haver vários. Para garantir o preço muito baixo, a Mozilla fez um acordo com a fabricante chinesa de chips Spreadtrum.

“O preço pode variar nos mercados conforme o fabricante, mas estamos a mostrar como se faz um smartphone de 25 dólares”, adiantou a responsável da organização.

O sistema operativo é o Firefox OS, que foi lançado há um ano e já está disponível em 15 países. Este smartphone ultra low cost dá acesso ao Marketplace – mercado de aplicações Firefox – e, apesar de não ser 3G (é 2,5G), tem Wi-Fi e Bluetooth para assegurar várias opções de conectividade, câmara de dois megapixeis e rádio. O ecrã de 3,5 polegadas tem precisamente o mesmo tamanho e resolução do iPhone original (2007).

Na demonstração que nos foi feita, o smartphone reproduziu vídeos sem dificuldade, entrou no Facebook e saltou entre aplicações normalmente. É algo que nem a Nokia com o seu 220, apresentado ontem, consegue tão barato (custará 29 euros).

Leia também: Blackphone dá privacidade total

Ainda não há parceiros oficiais para este smartphone de 20 euros, mas a Mozilla tem um amplo espaço de exposição no Mobile World Congress onde mostra o que conseguiu no último ano. E não são marcas esquisitas do fundo da Ásia de que ninguém ouviu falar: os smartphones low cost com Firefox OS são feitos pela ZTE, Alcatel, Huawei ou LG – esta última com um modelo impressionante, que foi lançado no Brasil por cerca de 70 euros.

E não são só smartphones: a Mozilla anunciou também tablets, como o Fire 7. Promete chegar a mais mercados ainda este ano e adicionar novas funcionalidades ao sistema operativo, que mostra as potencialidades do HTML5 – e que atraiu, diz a empresa, “milhares de programadores em todo o mundo.”

In Dinheiro Vivo online
25/02/2014 | 15:20 | Dinheiro Vivo

0-android_logo3500-android_jelly_bean43_logo300

Android-4-4-2-KitKat AndroidKitKat4-4-2_300

jn11022013 qr code generator



1-portugal01-sig

0-cyanogenmod-KK442_300 QRCode
 

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter
This entry was posted in Firefox OS, imagens, informação, Mozilla, smartphones and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.