Jun 27
2013

397: Projectos científicos SETI@home e Einstein@home

Há 13 anos atrás, registei-me no Projecto SETI@Home, um projecto que é uma experiência científica que usa computadores com ligação à Internet na Procura de Inteligência Extraterrestre (SETI). Pode participar executando um programa grátis que faz o download e analisa os dados de um telescópio rádio. Este projecto que engloba várias entidades, entre elas a University of California, National Science Foundation, NASA, entre outras e os milhares de utilizadores que disponibilizam os seus computadores para o efeito.

Naquele tempo, existiam (e ainda existem) contadores que, através das contas pessoais dos utilizadores deste projecto científico, mostravam as “workunits” ou unidades de trabalho enviadas para os servidores do projecto. Depois, mais tarde, apareceu o BOINC que abrangeu mais as estatísticas e leituras das “workunits“, além de ser o programa que, depois do registo individual nos vários programas existentes (os meus são o SETI@Home e o Einstein), recolhem os valores e enviam-nos para os servidores.

Os contadores abaixo (1º. e 2º.) são já do BOINC, enquanto o 3º. ainda é do tempo em que me registei e que, pelos vistos, ainda funciona. Face, era o meu nick de registo na altura.



boinc_logo_3d_203x95

Durante muito tempo, depois de ter formatado a máquina com que trabalho, para instalar o Windows 7 Pro e o W8 não voltei a instalar o programa mas um e-mail recebido do projecto, alertou-me para o facto e voltei a instalá-lo, por isso, a fraca quantidade de “workunits” registada a partir da minha máquina. E também existe a particularidade de podermos aderir a um “Team“, onde as nossas “workunits” se juntam a todas as enviadas pelos elementos desse “team“, por isso o diploma individual e o do team. Estes, são os “diplomas” de participação nestes projectos científicos:

0-setihome0-setihome_team0-einstein0-einsstein_team0-android_logo3500-cyanogenmod_jb422_300

jn11022013   qr code generator




1-portugal  01-sig

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter
This entry was posted in Einstein@home, projectos científicos, SETI@home and tagged , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.