Mar 10
2013

336: Stonehenge tem as suas origens contestadas

Investigação

dn10032013Milhares de pessoas viajaram longas distâncias, vindos de todo o Reino Unido, para ajudar a construir o monumento, afirmam os investigadores das origens da construção milenar à BBC.

Investigadores da University College London disseram que as suas descobertas derrubam o que se pensava sobre as origens do monumento, que se localiza no sul do país, a 140 km a oeste de Londres.

Até agora, acreditava-se que o Stonehenge foi construído para servir como um calendário astronómico ou observatório. Mas, após uma década de investigação, as últimas descobertas apontam que a chave da questão está no ato em si de construir o monumento e não no seu propósito.

O professor Mike Parker Pearson, da University College London, disse à rede britânica que “o que nós descobrimos é que a construção que é o importante. Não é que eles vieram para adorá-lo, eles vieram para construí-lo”.

A análise de dentes de animais encontrados num assentamento próximo ao local sugerem que os construtores do famoso círculo de pedras cruzaram o país para ajudar na construção. Os especialistas disseram que algumas pessoas vieram de muito longe, como dos planaltos escoceses, no extremo norte do Reino Unido.

Os investigadores acreditam que cerca de 4 mil pessoas reuniam-se no local, na altura em que a população do país era de apenas algumas dezenas de milhares.

Parker Pearson disse que o assentamento em Durrington Walls, nas proximidades de Stonehenge, tinha cerca de mil casas, o “maior assentamento neolítico em todo o norte da Europa”.

Ele acrescentou que o ambiente no local era algo como “um festival de música e uma construção de auto-estrada ao mesmo tempo. Não era tudo diversão, havia trabalho também”.

Os estudiosos também sugeriram que a construção de Stonehenge ocorreu por volta de 200 anos antes do que se pensava, há cerca de 4500 anos.

Os resultados da investigação serão apresentados num documentário da rede de televisão britânica Channel 4, intitulado ‘The Secrets of Stonehenge Skeletons’ (‘Os Segredos dos Esqueletos de Stonehenge’, numa tradução livre).

In Diário de Notícias online
10/03/2013
por Leandro França, editado por Ricardo Simões Ferreira

0-android_logo350 0-cyanogenmod-logo200

bq-elcano00a qr code generator

0-galaxys2 0-nexus7350

01-sig

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter
This entry was posted in anedotas, imagens, informação, Inglaterra, investigação, Stonehenge, Terra and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.