Jan 14
2013

300: Mancha solar com dez vezes o tamanho da Terra ameaça rádios, satélites e GPS

dd14012013_02Uma mancha solar com dez vezes o tamanho do planeta Terra foi detectada na superfície do sol e ameaça os sistemas de comunicações como os transmissores de rádio, os satélites e os GPS.

A «AR 1654» surgiu há dois dias e deve permanecer por mais alguns no sistema solar, provocando ondas de calor ainda mais intensas que o Sol.

Segundo o National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) a «região activa 1654» está a produzir «camadas de classe M1», numa escala que se mede com as letras A, B, C, M e X (da menor para a maior).

As manchas solares são regiões magneticamente activas da fotosfera que originam grandes explosões para o espaço interplanetário. No entanto, a Terra não está em perigo.

O NOAA previu para hoje 10% de camadas de classe X (x-flares), mas apenas serão afectados sistemas de comunicações como os transmissores de rádio, os satélites e os GPS.

O Observatório de Dinâmica Solar da NASA manifestou preocupações relativamente à mancha que se estende ao longo de dezenas de quilómetros do território solar, mas os astrónomos asseguram que monitorizarão de perto a AR 1654 e o seu crescimento.

In Diário Digital online
14/07/2013 | 16:47

0-alien3065_150 cyanogenmod-logo200a

qr code generator

logo_galaxyS2a 0-logo_nexus7

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter
This entry was posted in imagens, informação, manchas solares, NASA, NOAA, Sol, vídeos and tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.